A EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM DANÇA NO BRASIL

  • Amanda Santos de Lima Colégio Pedro II
  • Celia Regina Otranto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Profissionalização em Dança, Ensino Técnico, Ensino Médio, Ensino Integrado, Formação Profissional

Resumo

O artigo analisa o panorama da profissionalização da dança no Brasil, tomando como referência empírica o processo de implantação e desenvolvimento do Curso Técnico Integrado em Dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB). O foco da análise são as especificidades de um curso técnico de dança integrado ao Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro. A partir de depoimentos de professores e fontes primárias, a análise aponta que o Curso Técnico em Dança da ETEAB incorpora a dimensão intelectual ao trabalho produtivo, pois, além do técnico em dança, busca formar trabalhadores cidadãos, concebidos como sujeitos históricos capazes de transformar sua realidade social, tomando o trabalho como princípio educativo. Apesar de algumas dificuldades percebidas no desenvolvimento do Curso, a análise conclui que a formação oferecida é diferenciada devido aos avanços na integração entre formação profissional e formação geral básica.

Biografia do Autor

Amanda Santos de Lima, Colégio Pedro II

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como professora de Educação Infantil no Colégio Pedro II, Unidade de Educação Infantil Realengo. É pedagoga, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com experiência nas áreas de Dança, Coordenação Pedagógica, Educação Profissional e Educação Infantil.

Celia Regina Otranto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com estágio pós-doutoral em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professora titular da UFRRJ, onde integra o quadro docente do Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural (GEPHUR). É membro da Rede UNIVERSITAS, vinculada ao GT-11 “Política da Educação Superior” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), do qual é coordenadora.

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Publicado
01-10-2018
Como Citar
LIMA, A.; OTRANTO, C. A EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM DANÇA NO BRASIL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 05, p. p. 251-274, 1 out. 2018.