CARTOGRAFIAS DA EDUCAMPO

alternância, trabalho e estratégias para conter a evasão

Palavras-chave: Educação Superior, Educação do Campo, Políticas Públicas, Trabalho e Educação

Resumo

Este artigo trata da descrição e reflexão sobre as estratégias desenvolvidas pelos educandos e educandas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (EduCampo) para conciliar trabalho e estudo e assim evitar a evasão do curso. Essas estratégias passam pelo estudo e compreensão das diferentes possibilidades educativas oferecidas pela Pedagogia da Alternância na Educação do Campo, como ela aparece no Projeto Pedagógico do Curso e os deslocamentos possíveis, a fim de atender efetivamente a demanda e o perfil desses educandos e educandas.

Biografia do Autor

Valéria da Cruz Viana Labrea, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Educação e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Denise Freitas Dornelles, Centro de Tecnologias Sustentáveis da Comunidade Morada da Paz, Triunfo/RS, Brasil

Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com estágio de Pós-doutoramento em Políticas Sociais e Cidadania pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC, Portugal) É fundadora e gestora do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Comunidade Morada da Paz (Triunfo/RS).

Pedro Eduardo Kiekow, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Brasil

Estudante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). É integrante da equipe executora do projeto de pesquisa e extensão universitária “Cartografias de memória social, tecnologias sociais e produção de conhecimento contextual na Educação do Campo”.

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Publicado
30-06-2018
Como Citar
LABREA, V.; DORNELLES, D.; KIEKOW, P. CARTOGRAFIAS DA EDUCAMPO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 151-170, 30 jun. 2018.