FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

  • Jussara Marques de Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil http://orcid.org/0000-0001-6641-3164
  • Miriam Morelli Lima Mello Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil
Palavras-chave: Trabalho Docente, Formação Docente, Teoria e Método

Resumo

O artigo resulta da investigação sobre a precarização do trabalho docente. Objetiva-se analisar os fundamentos teórico-metodológicos da precarização do trabalho docente no Brasil a partir dos anos de 1990, articulando-os às políticas de formação. A pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo se deu por meio da revisão de literatura e análise de fontes primárias e secundárias. Analisou-se o processo de intensificação da precariedade do trabalho docente no Brasil, em decorrência da adoção de novos modelos de gestão educacional pautados nos princípios da “Nova Gestão Pública”. O resultado é que a contrarreforma da educação contribuiu para a precarização do trabalho docente e levou à efetivação de políticas de formação bem articuladas às orientações dos organismos internacionais. Conclui-se que tais mudanças fundamentam não apenas o trabalho, mas a formação, afastando-se, portanto, da perspectiva de educação para a emancipação humana.

Biografia do Autor

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Doutorado em Educação pelo Instituto de Psicologia e Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Atua como professora do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). É membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

Miriam Morelli Lima Mello, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como professora do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atuando na área de planejamento, avaliação e gestão educacional. É Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC/UNICAMP) e do Grupo de Pesquisa Trabalho Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ), na linha de pesquisa Educação e Trabalho, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: sociologia do trabalho, trabalho docente, gestão, avaliação e planejamento escolar e gestão e avaliação de sistemas educacionais

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Publicado
30-12-2017
Como Citar
MACEDO, J.; MELLO, M. FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 219-242, 30 dez. 2017.