TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO

Resumo

Este ensaio problematiza, no contexto de retrocesso do retrocesso expresso pela radicalização do projeto de desmonte da educação pública brasileira, a intensificação da expropriação, da coisificação e da precarização do trabalho docente. Partimos de notícias recentes veiculadas pela Câmara dos Deputados, pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação e por organizações da sociedade civil sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, o financiamento do Banco Mundial para a implementação da mesma, o Programa Nacional do Livro e Material Didático e sobre a regulamentação do ensino à distância para Educação Básica. Referendado pela teoria social crítica, reúne análises de estudos e pesquisas de professores e estudantes que integram o Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo (COLEMARX) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Vânia Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Pesquisadora-líder do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX) da UFRJ.

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. É Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na condição de professor titular da Faculdade de Educação da UFRJ, integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade, onde desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos, entre eles: Revista Educação e Sociedade, Revista Margem Esquerda, Revista Outubro, Revista Temporalis, Revista Trabalho Necessário, Revista Humanidades (Costa Rica) e Revista Universidade e Sociedade. É colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do Programa Cientistas de Nosso Estado da FAPERJ

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Publicado
29-12-2017
Como Citar
MOTTA, V.; LEHER, R. TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 243-258, 29 dez. 2017.