MAIS TRABALHO EM BUSCA DE MAIS SALÁRIO
a mercantilização do trabalho docente na UFPA
Resumo
O objetivo do artigo é analisar como a busca por complementação salarial relaciona-se com a intensificação e a mercantilização do trabalho docente na Universidade Federal do Pará. Considera-se que o trabalho docente universitário passa por um processo de redefinição em função da política de ampliação do espaço privado-mercantil e da expansão de cursos e matrículas sem aumento de recursos financeiros e humanos na mesma proporção. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com oito docentes, cuja análise foi fundamentada em Bakhtin, por considerar o discurso em sua manifestação ideológica, na condição de construção histórica e dialética. Em suma, os docentes, em função da necessidade de melhorias salariais, buscam recursos extras, o que implica, necessariamente, em mais-trabalho e na mercantilização da universidade pública.
Referências
APPLE, Michael. Educando à Direita: mercados, padrões, deus e desigualdade. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Cortez, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 14ª ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BOSI, Antonio Pádua. Avaliação, carreira e trabalho docente no ensino superior público: para onde vamos? Educere et Educare – Revista de Educação, vol. 5, n. 10, p. 1-16, set. 2010.
CHAVES, Vera Lúca Jacob. As feições da privatização do público na educação superior brasileira: o caso da UFPA. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós- graduação em Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2005.
CHESNAIS, François. O capital portador de juros: acumulação, internacionalização, efeitos econômicos e políticos. In: CHESNAIS, F. (Org.). A finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005, p. 35-67.
FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e liberdade. São Paulo: Nova Cultural, 1982.
IANNI, Octavio. A era do globalismo. 10ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
LÊDA, Denise Bessa. Trabalho docente no ensino superior sob o contexto das relações sociais capitalistas. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 29ª, Caxambu, 2006. Anais... Disponível em:
MANCEBO. Deise. Trabalho docente na educação superior: problematizando a luta. In: DAL ROSSO, Sadi (Org.). Associativismo e sindicalismo em educação: organização e lutas. Brasília: Paralelo 15, 2011, p. 69-88.
MANCEBO, Deise; MAUÉS, Olgaíses; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Crise e reforma do Estado e da Universidade Brasileira: implicações para o trabalho docente. Educar em Revista, n. 28, p. 37-53, Dez. 2006.
MAUÉS, Olgaíses. O trabalho docente no contexto das reformas. In: Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 28ª, Caxambu, 2005. Anais... Disponível em:
MÉSZÁROS, Istvan. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, Istvan. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2002.
NAIDORF, Judith. La privatización del conocimiento público en universidades públicas. In Levy, B., Gentili, Pablo (Org.). Espacio público y privatizacion del conocimiento: estúdios sobre políticas universitárias en América Latina. Buenos Aires: Clacso Libros, 2005, p. 101-161.
SAVIANI, Dermeval. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, José; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José L. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas-SP: Autores Associados, 2004, p. 13-24.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade brasileira no século XXI: desafios do presente. São Paulo: Cortez, 2009.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao submeterem originais à RTPS, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RTPS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).