MAIS TRABALHO EM BUSCA DE MAIS SALÁRIO

a mercantilização do trabalho docente na UFPA

Palavras-chave: Trabalho Docente, Intensificação do Trabalho, Condições de Trabalho, Complementação Salarial

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como a busca por complementação salarial relaciona-se com a intensificação e a mercantilização do trabalho docente na Universidade Federal do Pará. Considera-se que o trabalho docente universitário passa por um processo de redefinição em função da política de ampliação do espaço privado-mercantil e da expansão de cursos e matrículas sem aumento de recursos financeiros e humanos na mesma proporção. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com oito docentes, cuja análise foi fundamentada em Bakhtin, por considerar o discurso em sua manifestação ideológica, na condição de construção histórica e dialética. Em suma, os docentes, em função da necessidade de melhorias salariais, buscam recursos extras, o que implica, necessariamente, em mais-trabalho e na mercantilização da universidade pública.

Biografia do Autor

André Rodrigues Guimarâes, Universidade Federal do Amapá (UFPA), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (UFAP). Atua como professor Adjunto de Política Educacional na AFAP, exerce a função de Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas Educacioanais, com estudos específicos em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Superior. Integra a a rede de pesquisadores Universitas/BR, é associado à ANPEd e ANPAE.

Vera Lúcia Jacob Chaves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e Pós-Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, exercendo a função de Vice-Coordenadora. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES/UFPA), desenvolve pesquisas na área de Políticas Públicas, com ênfase em Educação Superior. É vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), integra a rede de pesquisadores Universitas/BR, o Fórum de Gestores de Ensino Superior (FORGES) e a REDESTRADO. É bolsista produtividade do CNPq, nível 2.

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Publicado
29-12-2017
Como Citar
GUIMARÂES, A.; CHAVES, V. MAIS TRABALHO EM BUSCA DE MAIS SALÁRIO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 259-276, 29 dez. 2017.