EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO, INTENSIFICAÇÃO E PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM PORTUGAL NO SÉCULO XXI

Palavras-chave: Educação, Demanda Educacional, Intensificação do Trabalho, Proletarização, Trabalho Docente

Resumo

A procura de educação cresceu significativamente em Portugal desde a Revolução Democrática de 1974. Essa procura tem vindo a diminuir desde o início do séc. XXI em consequência da diminuição da taxa de natalidade e particularmente no ensino superior, da profunda crise económica que o país vive desde 2008, que lançou milhares de famílias no desemprego e de empresas na falência, dificultando o acesso e a frequência dos jovens dos estratos sociais mais desfavorecidos. No que respeita aos docentes, inicialmente o seu número aumentou respondendo à procura de educação; num segundo momento, na sequência de medidas de austeridade tomadas pelo governo para resolver a crise económica do país, ocorreu a diminuição do seu número ao mesmo tempo que o governo congelou os salários. Neste artigo analisa-se alguns indicadores macroeconómicos e educativos partindo das estatísticas oficiais e conclui-se que as medidas tomadas pelo governo se saldaram na intensificação e proletarização do trabalho docente.

Biografia do Autor

Belmiro Gil Cabrito, Universidade de Lisboa (UL), Portugal

Licenciado em Economia (1972) e em Ciências Sociais e Políticas (1978) pela Universidade Técnica de Lisboa. Mestre (1994) e Doutor (2000) em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Professor Associado aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). Ex-coordenador dos programas de Mestrado e de Doutoramento em Ciências da Educação, área de especialização “Educação de Adultos” do IEUL. Coordenador do grupo de investigação em Educação de Adultos da UIEDEF do IEUL. Presidente da Direcção da Associação de Estudos e Publicações em Educação (EDUCA) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Presidente do Conselho Fiscal da AFIRSE Portugal. Investigador Principal/Investigador em projectos de investigação nas áreas da educação de adultos, formação profissional, gestão e financiamento da educação e da formação, e economia da educação.

Referências

BARROSO, J. Organização e regulação dos ensinos básico e secundário, em Portugal: sentidos de uma evolução. Educação & Sociedade, vol. 24, nº 82, 63-92, 2002.

BAUDELOT, C. & ESTABELET, R. L’École capitaliste en France. Paris : Maspero, 1971.

BECKER, G. Human Capital – A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education. New York: Columbia University Press, 1964.

BORMAN, G.; HEWES, G. The long-term effects and cost-effectiveness of Success for All. Educational Evaluation and Policy Analysis, 24(4), 243-266, 2002.

BOUDON, R. L’inégalité des chances. Paris : Pluriel, 1973.

BOURDIEU, P. ; PASSERON, J. C. Les héritieres: les étudiants et la culture. Paris: Éditions de Minuit, 1964.

CABRITO, B. G. A Educação em Portugal – Caminhos Recentes e Tendências Futuras. In: SCAFF, Elisângela; FONSECA, Marília (Orgs.). Gestão e Planejamento da educação básica nos cenários nacional e internacional. São Paulo: Mercado de Letras, 2016, pp. 205-234.

CABRITO, B. O Financiamento do Ensino Superior. Lisboa: EDUCA, 2002.

CAMACHO, C. M. Class size reduction: is it worth the cost? A meta-analysis of the research. Orlando, Florida: College of Education at the University of Central Florida, 2006.

CERDEIRA L.; CABRITO B.; MACHADO-TAYLOR M. L.; GOMES R. A Fuga de Cérebros em Portugal: Hipóteses Explicativas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Vol. 31, n. 02 de 2015, pp. 408-419, 2015.

CERDEIRA, L.; CABRITO, B.; MACHADO-TAYLOR, M. L.; PATROCÍNIO, T. Transferência de investimento na educação com base no custo livre: alguns dados de Portugal, Espanha, Grécia e Itália. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 93, p. 777-803, out./dez. 2016.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação?” Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004.

DOERINGER, P.; PIORE, M. Internal Labor Markets and Manpower Analysis. Lexington: Heath and Co., 1971.

GOMES, R. M. et alli. "L'emigration portugaise qualifiée dans le contexte européen", Hommes & Migrations, 1317-18 (double). avril-septembre/2017.

KRUEGER, A. B. Economic considerations and class size. Economic Journal, 113, 34 – 63, 2003.

MÓNICA, M. F. Educação e Sociedade no Portugal de Salazar (1926-1939). Lisboa: Presença-Gis, 1978.

SCHULTZ, T. Investment in Human Capital. American Economic Review, nº 51, pp. 1-16, 1961.
Publicado
29-12-2017
Como Citar
CABRITO, B. EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO, INTENSIFICAÇÃO E PROLETARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM PORTUGAL NO SÉCULO XXI. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 277-298, 29 dez. 2017.