TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS NEOLIBERAIS
Implicações para a formação do Serviço Social Brasileiro
Resumo
Nesse artigo apresentamos alguns elementos que possibilitam compreender melhor as condições do trabalho docente de assistentes sociais em Instituições de Ensino Superior (IES). A partir de indagações e reflexões construídas ao longo do percurso da formação e do exercício profissional, foi que surgiu o interesse em desenvolver a presente análise. Pretende-se retratar sobre as transformações no ensino superior que impactam a formação dos discentes e que denotam, nesse sentido, uma série de tensões em relação à formação e na efetivação do projeto ético-político profissional do Serviço Social. Assim, através da compreensão de que o trabalho é a categoria fundante da sociabilidade humana, à luz da perspectiva histórica marxiana, torna-se possível relacionar os impactos das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e a ofensiva neoliberal ao trabalho docente, nesse caso destacando o curso de Serviço Social, tornando-se, portanto, fundamental a compreensão da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho e o seu processo de execução. Utilizou-se levantamento e análise bibliográfica e a experiência da formação em uma instituição educacional de cunho empresarial.
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