TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS NEOLIBERAIS

Implicações para a formação do Serviço Social Brasileiro

  • Rachel Gouveia Passos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2267-0200
  • Jerillee Silva de Arruda Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil
Palavras-chave: Serviço Social, Trabalho, Trabalho Docente, Neoliberalismo, Formação

Resumo

Nesse artigo apresentamos alguns elementos que possibilitam compreender melhor as condições do trabalho docente de assistentes sociais em Instituições de Ensino Superior (IES). A partir de indagações e reflexões construídas ao longo do percurso da formação e do exercício profissional, foi que surgiu o interesse em desenvolver a presente análise. Pretende-se retratar sobre as transformações no ensino superior que impactam a formação dos discentes e que denotam, nesse sentido, uma série de tensões em relação à formação e na efetivação do projeto ético-político profissional do Serviço Social. Assim, através da compreensão de que o trabalho é a categoria fundante da sociabilidade humana, à luz da perspectiva histórica marxiana, torna-se possível relacionar os impactos das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e a ofensiva neoliberal ao trabalho docente, nesse caso destacando o curso de Serviço Social, tornando-se, portanto, fundamental a compreensão da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho e o seu processo de execução. Utilizou-se levantamento e análise bibliográfica e a experiência da formação em uma instituição educacional de cunho empresarial.

Biografia do Autor

Rachel Gouveia Passos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil.

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra; Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ; Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Atua como docente do Curso de Serviço Social na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integra o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEPS/UERJ/CNPQ).

Jerillee Silva de Arruda, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Bacharel em Serviço Social pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado
29-12-2017
Como Citar
PASSOS, R.; ARRUDA, J. TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS NEOLIBERAIS. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 325-342, 29 dez. 2017.