O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: Trabalho Docente, Trabalho Intelectual, Educação Infantil

Resumo

Este artigo analisa o que significa o trabalho docente na educação infantil, ligando nossas análises teóricas aos desafios postos a esta etapa da educação diante da conjuntura brasileira. Utilizamos como instrumentos para coleta de informações as leituras no grupo de pesquisa, a inserção no curso de extensão, em diálogo com as coordenadoras, e a pesquisa em andamento nos 28 municípios do Sul da Bahia. O estudo da educação infantil ajudou a refletir sobre o trabalho docente nesse segmento, distanciando-nos da ideia que vocação, afetividade e amor pelas crianças são as principais qualidades para exercer a função da docência nessa faixa etária. Os resultados demonstram que, é necessário reafirmar, considerando o contexto econômico e político, a necessidade de investir na formação continuada das docentes da educação infantil, ajudando-as a afastar das formações hegemônicas ligadas aos saberes práticos e tradicionais.

Biografia do Autor

Emília Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Brasil

Doutora em Educação pela universidade Estadual de Campinas, mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como docente da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação e coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED/Portugal), compondo o Grupo 1: Educação, Identidades e Políticas Públicas e também coordena o Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional e a educação infantil, trabalho docente, formação docente. Desenvolve pesquisa sobre as políticas públicas e condições de trabalho docente na educação básica e superior

Frédéric André Robert Vaillant, Instituto Federal de Espírito Santo (IFES), Brasil

Mestre em Educação em Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Espírito Santo (IFES), Graduado em Física e Química pela Faculté Des Sciences et des Techniques da l’Université Rouen, França (1993). Professor do Ministère de l'Èducation Nationale, França, desde 1994, lecionando as disciplinas de Física e Química no ensino fundamental e médio de 1994 até 2012. Faz parte do grupo de pesquisa Divulgação e Popularização da Ciência do IFES (DIVIPOP). 

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Publicado
29-12-2017
Como Citar
VIEIRA, E.; VAILLANT, F. O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 363-376, 29 dez. 2017.