PROJOVEM URBANO

Proposta ambiciosa e “pequena política” no vácuo de um Sistema Nacional de Educação

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Política Educacional, Educação Profissional, PROJOVEM

Resumo

Neste artigo, a análise do PROJOVEM pretende evidenciar algumas de suas marcas de política de governo de caráter sazonal, transitório e precário. Por suas características, o Programa soma-se a outros expressivos exemplos de ações fragmentadas que, sob a forma de campanhas, movimentos ou programas, marcam a História da Educação de Jovens e Adultos no Brasil desde a década de 1940. O desenvolvimento da argumentação apresenta, inicialmente, aspectos descritivos do Programa, sublinhando alguns de seus limites e paradoxos. A seguir, a partir de revisão de literatura sobre o tema, são abordados aspectos relevantes evidenciados em estudos empreendidos em vários estados do país. Finalmente, abordamos o PROJOVEM Urbano/RJ, com particular destaque para sua implementação pela Coordenação Estadual da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SeTrab) do Rio de Janeiro, no período 2009-2010.

Biografia do Autor

Sônia Maria Rummert, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Doutora em Ciências Humanas – Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com Pós-Doutorado em Formação de Adultos na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação (IESAE/FGV/RJ). É Professora Associada (Aposentada) da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Trabalho e Educação, com ênfase em educação básica e profissional de jovens e adultos trabalhadores. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro do NEDDATE/UFF, Editora da Revista Trabalho Necessário e Líder do Grupo de Pesquisa EJA Trabalhadores EJATrab (UFF/CNPq). É, também, professora Associada do Programa de Doutoramento em Formação de Adultos do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Investigadora Integrada do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Leandro da Silva Gaspar, Secretaria Municipal de Esportes de Santos (SEMES/Santos-SP), Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo(USP); Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Técnico Desportivo da Secretaria de Esportes (SEMES/Santos-SP).

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Publicado
29-12-2017
Como Citar
RUMMERT, S.; GASPAR, L. PROJOVEM URBANO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 397-424, 29 dez. 2017.