A IDENTIDADE SOCIAL DO PROJOVEM TRABALHADOR

Uma análise da experiência do Programa no município de Maceió (2008-2011)

Palavras-chave: Projovem Trabalhador, Educação Profissional, Juventude

Resumo

O artigo apresenta análises sobre a identidade social do ProJovem Trabalhador no município de Maceió, em Alagoas, no período compreendido entre 2008 e 2011, com base em um estudo de caso. Objetiva-se compreender a identidade social do Programa, a partir da análise da ação das entidades executoras e de depoimentos de sujeitos jovens cursistas, professores/instrutores e coordenadores pedagógicos. O estudo evidenciou diferentes fundamentos e mecanismos do ProJovem Trabalhador voltados para atenuar riscos sociais e, ao mesmo tempo, capacitar jovens para o atendimento de exigências colocadas pelas mudanças no mundo do trabalho. Dessa forma, o estudo de caso afirmou a identidade social do ProJovem Trabalhador como uma política focal e compensatória, que serve para amenizar a pobreza e aliviar possíveis tensões conflituosas, acomodando e conformando um determinado projeto de formação profissional da juventude na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Mauriza Antonia da Silva Cabral, Conselho Estadual de Educação de Alagoas (CEE-AL), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Gestão da Cidade e Bacharel em Psicologia. Atua como assessora técnico-pedagógica do Conselho Estadual de Educação de Alagoas.

Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado em Educação pela University of Bristol – Graduation School of Education, com financiamento do Programa Estágio Sênior no Exterior - CAPES. Atua como docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GPTESE/UFAL) e do Grupo Ensino Médio em Pesquisa (EMpesquisa/UFAL).

Sandra Regina Paz da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas, onde integra o Grupo de Pesquisa Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana (GEPSTUFAL/UFAL /CNPq) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GP-TESE/UFAL /CNPq).

Referências

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Publicado
27-04-2024
Como Citar
CABRAL, M.; CÊA, G.; SILVA, S. A IDENTIDADE SOCIAL DO PROJOVEM TRABALHADOR. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 425-440, &nbsp;&nbsp;.