MEMÓRIAS, SABERES E SONHOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DO CAMPO

Palavras-chave: Memórias, Construção de Conhecimentos, Formação Docente

Resumo

Este texto traz reflexões e questões a partir de uma proposta de pesquisa colaborativa na qual as narrativas autobiográficas de professoras do campo nos apresentam elementos sobre a docência, seja na forma como a exercemos seja como a descrevemos através das lembranças da infância e da escola. Assim, com foco nas histórias de vida destas docentes, atentamos para as tessituras possíveis na construção de conhecimentos neste contexto, cujo cenário é a Escola Municipal de Santa Bárbara, localizada no município de Miradouro/MG. Trazemos, para dialogar conosco, autores como Paulo Freire, Michel de Certeau e Boaventura de Sousa Santos que se entrelaçam às falas recheadas de memórias, saberes e sonhos das professoras.

Biografia do Autor

Simone da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Licenciada em Pedagogia. Atua como docente nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Culturas e Sustentabilidade, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão nos seguintes temas: educação e territorialidade, conhecimentos tradicionais, currículo e cotidiano escolar.

Darieli Daltrozo Ilha, Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional de Bagé, RS (SEMED/Bagé-RS), Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora; especialista em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco e em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Bacharel em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Atua como Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e integra o Grupo Tempos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED).

Referências

ALVES, Flávia Maria Machado. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” - MG. UFJF, 2015.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano – Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de e GIARD, Luce. Uma Ciência Prática do Singular. IN: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. morar, cozinhar. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 335-343.

DORES, Maria das. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” - MG. UFJF, 2015.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo: relato de uma professora. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FERREIRA, Elisiane Aparecida de Oliveira. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” – MG. UFJF, 2015.

FREITAS, Eva Maria da Conceição. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” – MG. UFJF, 2015.

GIARD, Luce. Artes de Nutrir. IN: CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. morar, cozinhar. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 211-234.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

JOÃO, Maria. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” – MG. UFJF, 2015.

MATOS, Júlia Silveira; SENNA, Adriana Kivanski de. História Oral como fonte: problemas e métodos. Historiae, Rio Grande, v. 2, n. 1, p. 95-108, 2011.

MELLO, Walkíria Vita de. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” – MG. UFJF, 2015.

MORIN, Edgar. O método 3: a consciência da consciência. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1999.

OLIVEIRA, Luceny Ribeiro de Freitas. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” – MG. UFJF, 2015.

PEREIRA, Fabiana de Oliveira Campos. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” – MG. UFJF, 2015.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006a.

SANTOS, Boaventura de Souza. Gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006b.

VALENTE, Rosilene Aparecida. Roda de conversa [24, out., 2014]. Coordenador da Roda de Conversas: Douglas Tomácio Lopes Monteiro. Arquivo audiovisual do projeto “A educação básica do campo na escola pública e a participação dos movimentos sociais do campo nas práticas escolares e não escolares na cidade de Miradouro” – MG. UFJF, 2015.
Publicado
29-12-2017
Como Citar
RIBEIRO, S.; ILHA, D.; MARQUES, L. MEMÓRIAS, SABERES E SONHOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DO CAMPO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 3, p. p. 441-454, 29 dez. 2017.