SUSTENTABILIDADE OU “TERRA DE NINGUÉM”?

Formação de professores e educação ambiental

Palavras-chave: Sustentabilidade, Formação de Professores, Educação Ambiental Crítica

Resumo

Contestamos a apropriação generalizada da ideia de sustentabilidade como ações políticas e econômicas em discursos hegemônicos tidos como adequados e socialmente aceitos. A partir da especificidade da educação escolar, problematizamos a sustentabilidade como via dissimulada de inserção da educação ambiental no currículo escolar, com finalidades de exploração socioambiental. Assim, apresentamos uma análise histórico-crítica sobre como a ideologia da sustentabilidade é incorporada hegemonicamente pelos discursos oficiais e políticas públicas, denunciando a invasão de agentes externos a escola, particularmente as empresas privadas, no currículo escolar. Concluímos com as contribuições da formação de professores na perspectiva do educador ambiental como intelectual crítico, como possibilidade de enfrentamento desse cenário, especialmente pela inserção da educação ambiental crítica no currículo escolar.

Biografia do Autor

Lucas André Teixeira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Atua como docente do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP, Campus Araraquara (SP).

Marcela de Moraes Agudo, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Brasil

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atua como docente do Magistério Superior do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA).

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e livre-docente em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Aposentada como Professor Adjunto II da Universidade Estadual Paulista (UNESP), continua atuando no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru. Tem experiência em diferentes temas da área da Educação, em especial aos estudos em Educação Ambiental, com destaque para a sua inserção na escola. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Pesquisadora Bolsista nível 2 do CNPq. 

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Publicado
30-06-2017
Como Citar
TEIXEIRA, L.; AGUDO, M.; TOZONI-REIS, M. SUSTENTABILIDADE OU “TERRA DE NINGUÉM”?. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 2, p. p. 43-64, 30 jun. 2017.