ACOMPANHAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO RIO DE JANEIRO (PROMEA/RJ)

  • Eduardo da Costa Pinto d'Ávila Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Brasil
Palavras-chave: Educação Ambiental, Participação Docente, Parceria Público-Privada

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa que trata das disputas no processo de formulação da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) no Rio de Janeiro. O objetivo do trabalho é acompanhar e avaliar a participação dos professores no processo de construção do Programa Municipal de Educação Ambiental (PROMEA/RJ) do Rio de Janeiro, de acordo com o que está previsto na PMEA/RJ. Este programa está em processo de construção por meio de “workshops participativos” – uma metodologia específica formulada e elaborada por uma empresa em parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro. O quadro teórico-metodológico adotado foi o materialismo histórico dialético, utilizando autores afinados com a teoria de Estado de Gramsci, mobilizando o conceito de sociedade civil. A metodologia de pesquisa adotada envolveu análise de conteúdo de documentos sobre o PROMEA/RJ e entrevista com gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC/RJ) e duas coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ). A título de conclusão, o artigo aponta que a participação docente no processo de construção do PROMEA/RJ é insatisfatória e indica a necessidade de se intensificar as investigações sobre os desdobramentos desse processo. Além disso, indica o fortalecimento da tese de proletarização e desprofissionalização da carreira docente em curso.

Biografia do Autor

Eduardo da Costa Pinto d'Ávila, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). É membro do Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE/UFRRJ), do Laboratório de Investigação em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ) e do Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Estado, Poder e Educação (GIEPE).

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Publicado
30-06-2017
Como Citar
D’ÁVILA, E. ACOMPANHAMENTO DA PARTICIPAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO RIO DE JANEIRO (PROMEA/RJ). RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 2, n. 2, p. p. 83-100, 30 jun. 2017.