O GERENCIALISMO EDUCACIONAL SOB O ESPECTRO DO ETHOS EMPRESARIAL

  • Elisangela Ferreira Floro Instituto Federal do Ceará (IFCE), Brasil
Palavras-chave: Cultura Empresarial, Gestão Fabril, Gerencialismo, Gerencialismo Educacional

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre as influências dos modelos de gerenciamento fabril nos processos de gestão escolar. Baseamo-nos no conceito de complexo combinado de gerencialismo fabril para designar como as empresas combinam elementos do taylorismo/fordismo e do toyotismo, com vistas a satisfazer às expectativas de acumular mais capital. Apresentamos como a gestão escolar baseada na centralização e hierarquização das decisões foi sendo criticada por educadores que reivindicavam uma gestão mais democrática e participativa. Contudo, explicitamos como esta defesa foi sufocada pela reestruturação produtiva e pelo surgimento de um complexo combinado de gerencialismo educacional, no qual a participação não possui um caráter democrático, limitando-se ao nível do cumprimento das metas pré-estabelecidas por agentes externos à escola.

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Publicado
30-12-2016
Como Citar
FLORO, E. O GERENCIALISMO EDUCACIONAL SOB O ESPECTRO DO ETHOS EMPRESARIAL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 1, n. 1, p. p. 21-40, 30 dez. 2016.