DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

Avanços e retrocessos na política educacional

Resumo

O artigo é resultado da investigação sobre o direito à educação nas políticas públicas educacionais no Brasil com foco na educação como um direito humano e social. Objetivamos analisar as possibilidades da garantia do direito à educação a partir dos anos de 1990. A pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo se deu por meio da revisão de literatura e análise de fontes primárias e secundárias. Estabelecemos nexos entre a definição de políticas públicas na educação a fim de compreendermos como o processo de contrarreforma do Estado brasileiro a partir de 1995 contribuiu ou não para a garantia do direito à educação. O resultado é que, embora a Constituição de 1988 tenha reconhecido esse direito, existe uma dívida referente ao oferecimento da educação básica, uma vez que tem sido considerado apenas o mínimo constitucional alusivo aos nove anos do ensino obrigatório e gratuito que compõe o ensino fundamental. Concluímos que a dívida educacional no Brasil se configura em mais um dos componentes da dívida social para com a classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Doutorado em Educação pelo Instituto de Psicologia e Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Atua como professora do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). É membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

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Publicado
30-12-2016
Como Citar
MACEDO, J. DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 1, n. 1, p. p. 41-60, 30 dez. 2016.