AMPLIAÇÃO DA JORNADA E A GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR
O Programa Mais Educação em Duque de Caxias
Resumo
Desde meados de 1990, reformas educacionais determinam inflexões na gestão do trabalho docente. O objetivo geral desse artigo é contribuir para a compreensão dos rebatimentos dessas políticas na gestão do trabalho escolar docente, ao nível da rede escolar municipal. Para tanto, analisamos a implantação e gestão do Programa Mais Educação (PME) pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense. Dentre as características do PME sublinhamos a exigência de ações capazes de integrar instituições locais e federais. Quais são as tensões, adaptações e as inovações provocadas pelo PME na gestão do trabalho docente? Concluímos que as soluções administrativas propostas pela política não se materializaram em Duque de Caxias. Em seu lugar, observamos a manutenção de práticas improvisadas, que ampliam a precarização de gestão da escola e do trabalho docente.
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