AMPLIAÇÃO DA JORNADA E A GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR

O Programa Mais Educação em Duque de Caxias

Resumo

Desde meados de 1990, reformas educacionais determinam inflexões na gestão do trabalho docente. O objetivo geral desse artigo é contribuir para a compreensão dos rebatimentos dessas políticas na gestão do trabalho escolar docente, ao nível da rede escolar municipal. Para tanto, analisamos a implantação e gestão do Programa Mais Educação (PME) pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense. Dentre as características do PME sublinhamos a exigência de ações capazes de integrar instituições locais e federais. Quais são as tensões, adaptações e as inovações provocadas pelo PME na gestão do trabalho docente? Concluímos que as soluções administrativas propostas pela política não se materializaram em Duque de Caxias. Em seu lugar, observamos a manutenção de práticas improvisadas, que ampliam a precarização de gestão da escola e do trabalho docente.

Biografia do Autor

Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Graduado em História (2005) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Educação (2011) e Doutor em Educação (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e como professor de história na Rede Municipal Ensino de Duque de Caxias. Tem experiência de pesquisa na área de História Contemporânea e Sociologia, com ênfase na Sociologia Política da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar, tempos e espaços escolares, políticas públicas, Estado e sistemas municipais de ensino, trabalho docente. Também é Pesquisador do Núcleo de Estudos – Escola Pública de Horário Integral (NEEPHI/UNIRIO).

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Publicado
30-12-2016
Como Citar
COSTA, R. AMPLIAÇÃO DA JORNADA E A GESTÃO DO TRABALHO ESCOLAR. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 1, n. 1, p. p. 61-76, 30 dez. 2016.