GESTÃO DEMOCRÁTICA

Questões sobre a gestão escolar em escolas públicas no Brasil e em Portugal

Resumo

A forma como os diretores chegam à função nas escolas públicas brasileiras indica diferentes compreensões do trabalho do diretor escolar, da natureza das relações na escola e do tipo de sociedade em que se insere. Do ponto de vista democrático, a eleição de diretores é uma opção mais coerente para as escolas públicas, mas, só a direção isolada, mesmo que eleita, não garante a construção e consolidação da gestão democrática. Este artigo procurou apresentar um panorama sobre os caminhos de consolidação da gestão democrática em escolas públicas no Brasil e em Portugal a partir de análise documental e dos argumentos de que há uma forte associação teórica entre gestão democrática e eleição, colegialidade e participação na decisão.

Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Licenciada em Pedagogia pela UFF (1997) e doutora em educação pela UFRJ (2008) com pós doutorado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (2011) e Pós doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2017). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FE/UFRJ - linha Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora e coordenadora do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ. Editora de Seção da Revista Contemporânea de Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre gestão de sistemas escolares, gestão escolar; gestão democrática de unidades escolares; processos de seleção de diretores e demais profissionais da gestão de escolas públicas; questões sobre o ensino religioso nas redes públicas e a laicidade na educação. Eleita Diretora da Seção Estadual (RJ) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE para o biênio 2019-2021. Eleita para compor a chefia do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UFRJ para o biênio 2020-2022.

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Publicado
30-12-2016
Como Citar
AMARAL, D. GESTÃO DEMOCRÁTICA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 1, n. 1, p. p. 77-94, 30 dez. 2016.