APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “TRABALHO E RESISTÊNCIA: organização e luta dos trabalhadores da educação em tempos de avanço da nova direita”
Resumo
o texto apresenta um Dossiê que oferece ao leitor um panorama de experiências históricas e contemporâneas de organização e resistência dos trabalhadores da educação e das reflexões e discussões que elas suscitam em diversos espaços da América Latina em tempos de avanço da nova direita. O conjunto de artigos que compõem o Dossiê articulam análises de processos de organização e de luta no plano político e sindical dos trabalhadores da educação ao mesmo tempo em que recuperam propostas de intervenção de coletivos de educadores que operam também na disputa travada no campo da finalidade pedagógica das instituições educacionais. O Dossiê demonstra que as resistências se constroem tanto no campo da organização propriamente política e/ou sindical como na elaboração de propostas pedagógicas, de organização escolar e/ou de (con)formação do próprio coletivo docente que confrontam as diretrizes hegemônicas e que apontam para uma variedade de estratégias e formas de luta.
Referências
AIZICSON, F. La trayectoria combativa del sindicalismo docente neuquino. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 525-540, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.502.
VAMBONI, V. Educação e Escola no MST. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 721-742, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.409.
ASCOLANI, A.; GINDIN, J. (Comp.) Sindicalismo docente en Argentina y Brasil. Procesos históricos del siglo XX. Rosario, Argentina: Laborde, 2018.
BLANCO, A. A.; PRONKO, M. A. Una organización clasista de los trabajadores docentes en Argentina. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 541-562, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.601.
CASIMIRO, F. H. C. A nova direita: aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
RODRÍGUEZ-GONZALEZ, Y. R. Reformas educativas y procesos políticos. La reforma de la carrera magisterial y la transición democrática en Perú. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 483-502, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.547.
GOUVÊA, M. M. A culpa da crise não é do virus. In: MOREIRA, E. et al. (Orgs.), Em tempos de pandemia: propostas para defesa da vida e de direitos sociais. Rio de Janeiro: UFRJ, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Serviço Social, 2020.
GRANDE, P. Las primeras luchas docentes frente a la virtualización forzosa: la huelga en la Universidad de Luján. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 611-636, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.491
LEITE, M. C. L. C. e CALDAS, C. O. L. Trabalho, Educação e Estado: rupturas e continuidades do projeto societário cubano. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 697-720, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.548.
MAGALHÃES, S. M. D. e MOURA, M. V. Docência universitária e resistência em tempos de pandemia do covid-19. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 637-656, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.504.
MELO, S. D. G. e TAVARES, R. H. (Des)Caminhos do Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 563-586, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.597.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302004000400003
OLIVEIRA, D. A. As reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
OLIVEIRA, M. C. B. e SOUZA, C. B. Brevíssima história dos movimentos sociais, políticos e educacionais na cidade de São Paulo nas décadas de 1970 e 1980. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 503-524, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.542.
OLIVEIRA, M. T. C. E BARÃO, G. O. D. Trabalho e Formação docente no contexto do desmonte da educação pública no Brasil. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 463-482, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.599.
PRONKO, M. A. Modelar o comportamento. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 167-180, 30 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v4i6.248.
ROMERO, Silvina. La tarea docente como práctica emancipadora. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 657-674, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.596.
SILVA, A. M., Da uberização à youtuberização: o aprofundamento da precarização do trabalho docente em tempos de pandemia. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 587-610, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.550.
TULESKI, S. C. e MARTINS, L. M. Da crítica à luta pela superação das pedagogias burguesas em tempo de ofensiva do capital à educação. RTPS – Revista Trabalho, Política e Sociedade, Vol. 5, nº. 9, p. 675-696, jul.-dez./2020. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v5i9.545.
Copyright (c) 2020 RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao submeterem originais à RTPS, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RTPS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).