APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “TRABALHO E RESISTÊNCIA: organização e luta dos trabalhadores da educação em tempos de avanço da nova direita”

Palavras-chave: Trabalho Docente, Trabalhadores da Educação, Sindicalismo Docente, Movimento de Resistência, Projeto Político Pedagógico

Resumo

o texto apresenta um Dossiê que oferece ao leitor um panorama de experiências históricas e contemporâneas de organização e resistência dos trabalhadores da educação e das reflexões e discussões que elas suscitam em diversos espaços da América Latina em tempos de avanço da nova direita. O conjunto de artigos que compõem o Dossiê articulam análises de processos de organização e de luta no plano político e sindical dos trabalhadores da educação ao mesmo tempo em que recuperam propostas de intervenção de coletivos de educadores que operam também na disputa travada no campo da finalidade pedagógica das instituições educacionais. O Dossiê demonstra que as resistências se constroem tanto no campo da organização propriamente política e/ou sindical como na elaboração de propostas pedagógicas, de organização escolar e/ou de (con)formação do próprio coletivo docente que confrontam as diretrizes hegemônicas e que apontam para uma variedade de estratégias e formas de luta.

Biografia do Autor

Marcela Alejandra Pronko, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/FIOCRUZ)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Atua como docente-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/FIOCRUZ). É professora colaboradora do Mestrado em Política e Gestão da Educação da Universidad Nacional de Luján (Argentina)

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Publicado
11-12-2020
Como Citar
PRONKO, M. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “TRABALHO E RESISTÊNCIA: organização e luta dos trabalhadores da educação em tempos de avanço da nova direita”. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 451-462, 11 dez. 2020.