DA UBERIZAÇÃO À YOUTUBERIZAÇÃO:
a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia
Resumo
Este artigo aponta algumas indicações a respeito do aprofundamento da precarização do trabalho docente em tempos de pandemia da Covid-19. Ao elencar algumas condições contratuais de trabalho sem plenos direitos, sob as quais o “precariado professoral” está inserido, o artigo apresenta o aprofundamento desse processo de precarização no ano de 2020. Aos dados de uma pesquisa de doutorado concluída, adensou-se a análise de fontes documentais e clipping de notícias que tratam da perda de postos de trabalho de docentes, a eliminação de direitos e a adaptação forçada ao ensino remoto. Como resultado, apresenta a aceleração da uberização, tratando-a como uma realidade que tem se inserido nas relações contratuais, e aponta o aprofundamento da precarização por meio da youtuberização advinda das propostas de ensino on-line.
Copyright (c) 2020 RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao submeterem originais à RTPS, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RTPS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).