DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA:
resistência em tempos de pandemia da COVID-19
Resumo
Este ensaio discute o comprometimento da docência realizada na universidade pública brasileira, em tempo de COVID-19. O ensino remoto emergencial foi assumido como opção inevitável para continuidade dos processos formativos, entretanto, sua imposição é prova da ostensividade da hegemonia política, cujas ações resultam em uma racionalidade obscurantista, negadora da ciência, da crítica, o que tem permitido constantes ataques às universidades públicas, além de expor o ensino à ação técnico-instrumental. Assume-se a base teórica de Gramsci, como ponto de partida para a análise dos aspectos relacionados à docência universitária: 1) princípios de uma docência emancipadora; 2) problemas relacionados à docência no curso de Pedagogia/FE/UFG durante a realidade da Pandemia da COVID-19; 3) docência no ensino remoto, buscando perspectivas de superação. A centralidade dessa reflexão reforça o fato que assumimos à docência universitária como um dos princípios fundantes da universidade pública, cabendo-lhe ser definidora de formação integral – bildung.
Copyright (c) 2020 RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao submeterem originais à RTPS, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RTPS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).