ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA
posições do movimento sindical docente no contexto da pandemia de Covid-19
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as posições do movimento sindical docente sobre o ensino remoto na educação superior pública, no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de pesquisa documental, fundamentada no materialismo histórico-dialético, que considera como base empírica documentos do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Evidenciam-se processos contraditórios que expressam concepções distintas sobre o papel da educação superior e do movimento docente no contexto da pandemia. Concluiu-se reafirmando a necessária manutenção do caráter público, democrático e inclusivo da educação, em distintos contextos e tempos históricos.
Referências
Doctor en Educación de la Universidad Federal de Pará (UFPA), con Post-Doctorado en Educación de la Universidad Estatal del Suroeste de Bahía (UESB). Se desempeña como Profesor Adjunto de Política Educativa en la Universidad Federal de Amapá (UNIFAP), donde se desempeña como Vice-Coordinador del Programa de Posgrado en Educación y Líder del Grupo de Estudio e Investigación de Marxismo, Políticas Laborales y Educativas (GEMTE / UNIFAP) . Integra la Red de Investigadores Universitarios / BR, es miembro de la Asociación Nacional de Estudios de Posgrado e Investigación en Educación (ANPEd) y de la Asociación Nacional de Política y Administración Educativa (ANPAE).
Copyright (c) 2021 RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao submeterem originais à RTPS, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RTPS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).