Formação Integral e o Mundo do Trabalho
um estudo com estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA) e a política institucional do IFG - Campus Uruaçu em específico os fatores que contribuem (ou não) para sua inserção e atuação ao mundo do trabalho a partir das percepções dos alunos do PROEJA. A pesquisa é de caráter qualitativo e foi desenvolvida com revisão de literatura, seguida de pesquisa documental e de campo, sendo os sujeitos participantes os estudantes do curso Técnico Integrado em Comércio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Este estudo trouxe o olhar e a percepção dos discentes no qual apontam a necessidade de novas estratégias para a educação de jovens e adultos na perspectiva de uma atuação profissional efetiva e exitosa no mundo do trabalho.
Referências
ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo, SP: Boitempo, 2009.
BOGDAN, Robert; BLIKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei 11892/08. Congresso Nacional: 2008.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Brasília, DF: DOU, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CUNHA, Luiz Antônio. Educação e desenvolvimento no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômica-social capitalista. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Plano de Desenvolvimento Institucional: 2012 a 2016. IFG. Goiânia: IFG, 2013.
IFG. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Plano de Desenvolvimento Institucional: 2019 a 2023. IFG. Goiânia: IFG, 2018.
IFG. Resolução n.º 057 CONSUP/IFG, de 17 de novembro de 2014. Regulamento de Estágio Curricular dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e do Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG. 2014. Disponível em: <http://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/resolucao572014.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2021.
IFG. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Comércio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG. Uruaçu: 2015.
KUENZER, Acácia Zeneide. Pedagogia da Fábrica: as relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1985.
MANACORDA, Mario Alighiero. Max e a pedagogia moderna. [tradução Newton Ramos-de-Oliveira]. 2ª ed. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 2010.
Copyright (c) 2021 RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao submeterem originais à RTPS, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RTPS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).