A Educação Básica sob a Pandemia COVID-19 no Brasil e a Educação que Convém ao Capital
Resumo
O objetivo do artigo é problematizar a Educação Básica no Brasil no âmbito políticas neoliberais sob os princípios da Nova Gestão Pública (NGP). A análise recai sobre as condições do trabalho docente especialmente a partir de 2019, no contexto da Pandemia Covid-19 e da adoção, por um lado, do teletrabalho remoto devido às necessidades do isolamento social e por outro, numa aparente contradição, às iniciativas dos empresários da educação e do poder público para o retorno às aulas presenciais num contexto de aumento dos casos de COVID-19 no país. A metodologia foi baseada em estudos bibliográficos, documentais e relatórios de pesquisas, bem como análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP), em períodos selecionados. Os resultados indicam a indissociabilidade entre capitalismo neoliberal e poder público no âmbito da NGP, implicando no aprofundamento da já precarizada carreira do profissional docente sob a Pandemia.
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