Trabalho e Ideologia à Luz dos Pensamentos de Karl Marx e Gyorgy Lukács

Palavras-chave: Trabalho, Ideologia, Marx, Lukács, Teoria Sociológica

Resumo

O artigo tem por objetivo discorrer teoricamente a partir da ótica marxista sobre duas categorias que fazem parte da formação social de qualquer sociedade, nesta perspectiva, são elas: o trabalho e a ideologia. Para alcançar tal propósito perscrutamos algumas obras de Karl Marx (1975, 1993, 1999, 2008) como teórico fundamental para essa finalidade e também nos reportamos das contribuições do filósofo húngaro György Lukács (1997, 2013) para abranger esta discussão por ser considerado um dos grandes filósofos na propagação dos estudos marxistas.

Biografia do Autor

Samuel Barbosa Silva, Universidade de Pernambuco (UPE), Brasil

Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL-UFAL). Atualmente é Professor da Universidade de Pernambuco (UPE). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Ontologia (GEPDO) e do Grupo de Estudo em Análise do Discurso (GrAD), ambos da Universidade Federal  de Alagoas (UFAL), e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso (GEPAD) da Universidade de Pernambuco (UPE).

Deyvid Braga Ferreira, Polícia Civil do Estado de Alagoas (PC/AL), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, onde conclui o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Atualmente integra o quadro da Polícia Civil do Estado de Alagoas. É Docente da Academia de Política Militar (APM) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Policia Militar do Estado de Alagoas, na Gerência da Academia de Polícia Civil de Alagoas (GAPOCAL) da Polícia Civil de Alagoas, na Faculdade Raimundo Marinho (FRM), campus Maceió-AL e no Centro Universitário Mario Pontes Jucá (UMPJ), campus Barro Duro. É membro do Grupo de Pesquisas sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE).

Referências

EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. São Paulo: BoitempoEditoral, 1997.

LARRAÍN, J. El concepto de ideologia: Volumen I: Marx. Santiago: LOM Ediciones, 2007.

LESSA, S. O processo de produção/ reprodução social: Trabalho e Sociabilidade. Capacitação em Serviço Social e Política Social. CEAD-UNB. Módulo 2, p. 20-33, 1999.

LESSA, S. Para Compreender a Ontologia de Lukács. Rio Grande do Sul: Editora Unijui, 2007.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social 2. Trad. Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. Para a Crítica da Economia Política (Prefácio). São Paulo: Abril Cultural, 1974. Col. Os Pensadores v. XXXV

MARX, K. Manuscritos Econômicos e Filosóficos e outros textos escolhidos. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1975, p. 164

MARX, K. Manuscritos Econômicos Filosóficos. Lisboa: Edições 70, LDA, 1993.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural. Livro I, Tomo I, 1985.

MARX, K. Trabalho assalariado e capital & salário preço e lucro. São Paulo: Expressão popular, 2008.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

MONFARDINI, R. D. Ideologia e crítica ontológica em O Capital de Marx. ANPEC, 43º Encontro Nacional de Economia, Florianópolis/ SC, 2015.

QUEIROZ, P. P. Trabalho: O fundamento ontológico do método em Marx. 7º Seminário do Trabalho: trabalho, educação e sociabilidade, Marília, SP: UNESP. Anais..., v. 2, p. 1-21, 2010.

SABINO, M. C. S. Fundamentos Ontológicos do Trabalho em Marx: trabalho útil-concreto e trabalho abstrato. Revista Online do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior. v. 3, p. 135-147, 2014.

Publicado
30-12-2021
Como Citar
BARBOSA SILVA, S.; FERREIRA, D. Trabalho e Ideologia à Luz dos Pensamentos de Karl Marx e Gyorgy Lukács. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 11, p. p. 693-710, 30 dez. 2021.
Seção
Ensaios