https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/issue/feed RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade 2021-12-31T13:17:17-03:00 José dos Santos Souza jsantos@ufrrj.br Open Journal Systems <p>Um periódico&nbsp;<em>on-line</em>&nbsp;semestral, de acesso aberto e gratuito, que visa fomentar e disseminar produções científicas e debates que perpassam a relação ontológica existente entre o trabalho, a política e a sociabilidade contemporânea.&nbsp;<strong>ISSN</strong>: 2526-2319.&nbsp;<strong>Qualis</strong>: A4.</p> <p>Você está no Portal Costa Lima, o portal antigo da&nbsp;<em>RTPS- Revista Trabalho, Política e Sociedade</em>. Este portal foi desativado pela&nbsp;UFRRJ e um novo portal foi implantado, o Portal de Periódicos da UFRRJ. Para conhecer o foco e o escopo de nossa revista, acesse o novo portal.</p> <p><strong><a href="https://periodicos.ufrrj.br/index.php/rtps/about/submissions">Clique aqui</a> para acessar o novo portal</strong></p> https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/907 A Educação Básica sob a Pandemia COVID-19 no Brasil e a Educação que Convém ao Capital 2021-12-31T13:16:29-03:00 Fabiane Santana Previtali fabiane.previtali@gmail.com Cilson César Fagiani cilsoncf@gmail.com <p>O objetivo do artigo é problematizar a Educação Básica no Brasil no âmbito políticas neoliberais sob os princípios da Nova Gestão Pública (NGP). A análise recai sobre as condições do trabalho docente especialmente a partir de 2019, no contexto da Pandemia Covid-19 e da adoção, por um lado, do teletrabalho remoto devido às necessidades do isolamento social e por outro, numa aparente contradição, às iniciativas dos empresários da educação e do poder público para o retorno às aulas presenciais num contexto de aumento dos casos de COVID-19 no país. A metodologia foi baseada em estudos bibliográficos, documentais e relatórios de pesquisas, bem como análise de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP), em períodos selecionados. Os resultados indicam a indissociabilidade entre capitalismo neoliberal e poder público no âmbito da NGP, implicando no aprofundamento da já precarizada carreira do profissional docente sob a Pandemia.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/858 Da Precarização aos Afetos 2021-12-31T13:17:17-03:00 Gabriela Mota-Sousa gabrielamotapsi@gmail.com Francisco Antonio de Castro Lacaz franlacaz@hotmail.com Arthur Chioro arthur.chioro@unifesp.br <p>Diante das más condições de trabalho vividas pelos professores nas últimas décadas, que se agravaram a partir da emergência da pandemia de Covid-19, o presente artigo busca investigar os sentidos e significações que os professores de ensino fundamental dão à experiência laboral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir de grupos focais com 16 professores de duas escolas da rede pública de um município do Ceará. Os dados foram tratados a partir da Análise de Conteúdo. Compreendeu-se que os sentidos e significações construídos sobre o trabalho docente, considerando-se os aspectos relacionais, subjetivos, sociais e organizacionais, reforçam e atualizam a precarização pré-existente, mas também apontam novas formas de enfrentá-la.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/873 O Pacto pela Educação e o Trabalho Docente 2021-12-30T23:57:25-03:00 Veronise Francisca dos Santos Lima Rebouças veronisefrancisca@gmail.com Yara Fonseca de Oliveira e Silva yarafonsecas09@gmail.com <p>O objetivo principal do estudo é refletir sobre as influências da política <em>Pacto pela Educação</em> no trabalho docente a partir das percepções de professores das escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de Goiás acerca de sua atividade. Trata-se de uma análise qualitativa a partir de dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 34 professores. Adotamos a metodologia da Análise de Conteúdo para interpretação dos dados. De acordo com os relatos obtidos, o professor se vê desvalorizado, compreendendo que, de acordo com a realidade atual das instituições de ensino, faltam recursos, inclusive tecnológicos, para o exercício da profissão. Contudo há também outro lado: o prazer pela profissão, considerando o clima de trabalho favorável e a relação amistosa com seus alunos.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/874 Formação Integral e o Mundo do Trabalho 2021-12-30T23:57:26-03:00 Gilmara Barbosa de Jesus gbarbosadejesus@gmail.com Yara Fonseca de Oliveira e Silva yarafonsecas09@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é analisar as políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA) e a política institucional do IFG - Campus Uruaçu em específico os fatores que contribuem (ou não) para sua inserção e atuação ao mundo do trabalho a partir das percepções dos alunos do PROEJA. A pesquisa é de caráter qualitativo e foi desenvolvida com revisão de literatura, seguida de pesquisa documental e de campo, sendo os sujeitos participantes os estudantes do curso Técnico Integrado em Comércio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Este estudo trouxe o olhar e a percepção dos discentes no qual apontam a necessidade de novas estratégias para a educação de jovens e adultos na perspectiva de uma atuação profissional efetiva e exitosa no mundo do trabalho.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/950 Sistema Público de Emprego no Brasil 2021-12-30T23:57:27-03:00 Sandro Pereira Silva sandroecbr@yahoo.com.br <p>Este estudo consiste em um esforço analítico sobre o processo de constituição do paradigma do sistema público de emprego (SPE) no Brasil, tendo como referência auxiliar o modelo programático proposto a partir das deliberações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A abordagem utilizada visou evidenciar os principais fatos institucionais que levaram a esse sistema de proteção social específico, que com o tempo foi se descolando do sistema previdenciário geral para contar com um arranjo próprio de financiamento, coordenação e operacionalização. Para isso, verificou-se como as decisões no plano internacional foram recebidas internamente e como o Estado brasileiro foi se instrumentalizando, desde a formação de uma institucionalidade trabalhista e previdenciária nos anos 1930 até os desdobramentos da Constituição Federal de 1988, para dar respostas aos compromissos assumidos ao longo do tempo.</p> 2021-12-30T13:10:33-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/962 Proteção Social do Sindicato 2021-12-30T23:57:27-03:00 Claudia Aparecida Avelar Ferreira claudiahgv@gmail.com Eduardo Gonçalves Teixeira eduardo.teixeira.adv@gmail.com <p>O artigo analisa a percepção dos profissionais sobre a proteção social através do sindicato, utilizando de uma abordagem qualitativa, sendo aplicada a técnica francesa da análise do discurso. &nbsp;O estudo discorre sobre a análise e percepção acerca do sindicato por meio de três temáticas: diálogo e proteção social; o velho e novo sindicato e o esvaziamento sindical. Contudo, registra-se a atuação do sindicato como via de promoção do diálogo entre os diversos atores sociais, exercendo seu papel de proteção social, muitas vezes alinhado à ideia de seguridade social, mas buscando atuar com o objetivo fim de lutar pelos direitos dos empregados. Consolida-se a necessidade de participação efetiva e ampliada dos demais atores do processo, no diálogo de construção. Pondera-se como um dos fatores contributivos do esvaziamento a atual polarização partidária entre o espectro político de esquerda e de direita e seus reflexos na vida dos cidadãos.</p> 2021-12-30T14:32:48-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/961 Memórias de Trabalho, Humilhação e Resistências 2021-12-30T23:57:28-03:00 Mariana Esteves de Oliveira mariana.esteves@ufms.br <p>O artigo apresenta uma análise de conteúdo aplicada aos depoimentos de trabalhadoras domésticas ao projeto/livro <em>“Eu, Empregada Doméstica”</em>, organizado por Preta Rara em 2019. Os 283 depoimentos do livro foram submetidos ao processo sequencial de pré-análise, aprofundamento da leitura em exercício de categorização relacionado às reincidências e expressões de impacto, relevantes nas narrativas das depoentes e, por fim, provocações de inferências possibilitadas nas interfaces teóricas com a História Social do Trabalho, em abordagens de perspectivas interseccionais. Como resultado, além das categorias comuns aos mundos do trabalho contemporâneo, como salários, jornadas e contratos, os depoimentos deram destaque à exploração infantil e sexual, racismo e traumas, experimentados cotidianamente pelas mulheres que atuam no trabalho doméstico remunerado no Brasil. Para concluir, identificamos e apresentamos, junto à tarefa das considerações finais do texto, as estratégias e expressões do resistir no trabalho doméstico remunerado, porquanto também destoam das manifestações clássicas do trabalho contemporâneo. Como resultado, esperamos que a apresentação dessa pesquisa contribua para desnudar problemáticas relações de trabalho invisibilizadas pelo universo da vida privada, que devem estabelecer parâmetros sobre os imensos desafios éticos políticos e sociais que a sociedade brasileira deve enfrentar para mitigar a tragicidade da persistente desigualdade.</p> 2021-12-30T15:59:52-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/977 O Perfil Socioeconômico do Trabalhador Terceirizado da Universidade Federal de Viçosa/MG 2021-12-30T23:57:29-03:00 Marco Aurélio Muniz Corrêa de Carvalho m.aureliomcc@hotmail.com Amelia Carla Sobrinho Bifano acsbifano@gmail.com Márcia Barroso Fontes mbfontes@ufv.br <p>O artigo apresenta uma caracterização do trabalhador terceirizado do setor de limpeza da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir do seu perfil socioeconômico e sua condição de terceirizado no setor público. A metodologia utilizada foi descritivo-exploratória cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário estruturado. Observou-se que mais da metade dos trabalhadores era do sexo feminino, negra, com baixo nível escolar, entre 31 a 50 anos, casada e com filhos. Grande parte das famílias recebem dois salários-mínimos e 36% dos trabalhadores relataram possuir algum adoecimento. Conclui-se que este trabalhador vivencia um nível de adoecimento relevante, a naturalização do serviço de limpeza como feminino e a condição de precarização do trabalho terceirizado no setor público.</p> 2021-12-30T17:53:42-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/989 O Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) 2021-12-30T23:57:29-03:00 Érica Vieira Souza erica631988@outlook.com Glauber Barros Alves Costa glauberbarros@hotmail.com <p>Esse artigo faz parte da pesquisa de mestrado intitulada <em>“A precarização do trabalho docente na Bahia: uma análise geográfica e crítica para o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA)”</em> em desenvolvimento na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que tem como foco investigar a precarização do trabalho docente no REDA. Os resultados desse estudo estão estruturados em dois tópicos: “A valorização do REDA como política pública educacional” e “Desconstruindo o REDA como política educacional de qualidade”. Portanto, conclui-se que a forma desregulamentada de trabalho em vigor, por ser desprovida de qualquer sistema de proteção social e segurança ao trabalhador, afeta a toda sociedade, principalmente os docentes, que observam sua profissão desaparecer em contratos temporários, num sistema flexível de trabalho.</p> 2021-12-30T19:08:31-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/932 Subsistir não é Preciso 2021-12-31T12:23:27-03:00 Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima rita.lima@univali.br Marlon Gibb Barreto Zimmer marlon.zimmer@edu.univali.br Fernanda Souza Tomé da Silva nandatome@gmail.com <p>O contexto neoliberal-pandêmico tem modificado condições objetivas e subjetivas do texto de inúmeras frações de classe no Brasil. O artigo examina características da cotidianidade de pescadores artesanais de um município catarinense, na perspectiva humanística de análise da realidade, inspirada em Antonio Gramsci. A relação com os dados expõe vidas insuladas, destituídas do direito à informação de qualidade sobre questões normativas pertinentes aos seus interesses, portadoras de um legado de saber-fazer e de um sentimento de expropriação da cultura artesanal. Vidas que correm atrás do sustento que vem do mar, acometidas por um estado de desânimo em função do atraso do benefício seguro-defeso. Vidas quase à margem da Covid-19 porque oprimidas na necessidade diária de subsistência.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/910 Trabalho e Ideologia à Luz dos Pensamentos de Karl Marx e Gyorgy Lukács 2021-12-31T12:22:03-03:00 Samuel Barbosa Silva samuca.bs@gmail.com Deyvid Braga Ferreira deyvidbrafe@bol.com.br <p>O artigo tem por objetivo discorrer teoricamente a partir da ótica marxista sobre duas categorias que fazem parte da formação social de qualquer sociedade, nesta perspectiva, são elas: o trabalho e a ideologia. Para alcançar tal propósito perscrutamos algumas obras de Karl Marx (1975, 1993, 1999, 2008) como teórico fundamental para essa finalidade e também nos reportamos das contribuições do filósofo húngaro György Lukács (1997, 2013) para abranger esta discussão por ser considerado um dos grandes filósofos na propagação dos estudos marxistas.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/931 Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0 2021-12-31T13:14:29-03:00 Viviane Vidigal vivianevidigalcastro@hotmail.com <p>Resenha do livro&nbsp;<em>"Uberização, trabalho digital e indústria 4.0"</em>, de Ricardo Antunes, publicado pela Ed. Boitempo, em 2020.</p> 2021-12-30T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement##