O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Cristiane Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Kaio Eduardo de Jesus Oliveira Universidade Tiradentes
Palavras-chave: Ensino da Matemática, Tecnologias Móveis, Realidade Aumentada

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso da Realidade Aumentada (RA) com o apoio do aplicativo HP Reveal na formação inicial do professor que ensina Matemática com base em estratégias didáticas a partir de suas interfaces disponibilizadas numa perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa. O estudo caracterizado como descritivo e exploratório numa abordagem qualitativa tem como objetivo discutir como os elementos da RA na perspectiva das tecnologias digitais permitem elaborar estratégias didáticas que podem ser utilizadas para a sistematização do conhecimento matemático na formação de professores. Os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e entrevista semiestruturada com 28 alunos matriculados na disciplina, dos turnos Vespertino e Noturno. Com esta experiência constatou-se que o aplicativo HP Reveal associados às estratégias e práticas pedagógicas é capaz de potencializar as especificidades relacionadas ao ensino de Matemática tornando-o interativo, colaborativo e implicado ao contexto cultural da Cibercultura.

Publicado
13-10-2024
Seção
Educação Matemática e Científica na Cibercultura