Um Modelo Teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de Artigos Científicos

  • Graça Luzia Dominguez Santos Universidade Federal Da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal Da Bahia
Palavras-chave: Função. Conceito. Matemática para o Ensino. Realizações. Regras de Reconhecimento e Realização.

Resumo

O objetivo do presente estudo é construir um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função. O modelo re-presenta, organizando estruturalmente, textos com o propósito de ensino, produzidos e reproduzidos sobre o conceito de função. Como fonte de dados para construção do modelo, empregamos artigos publicados em periódicos da área de Educação Matemática que investigam o ensino e/ou aprendizagem do conceito de função no Ensino Básico. O modelo foi estruturado nos seguintes panoramas: tabular, máquina de transformação, diagrama, analítico, gráfico, generalização de padrões e formal, os quais são constituídos de textos que apresentam uma sintaxe específica na realização do conceito de função. Espera-se que o modelo desenvolvido forneça subsídios e reflexões sobre as formas de realizar esse conceito no ensino.

Biografia do Autor

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal Da Bahia

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1997), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e pós-doutoramentos na London South Bank University (2008) e na University of London (2013-2014). Desde 2010, é professor associado, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. É pesquisador produtividade, nível 2, do CNPq. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, no qual exerceu a função de vice-coordenador (2006-2010) e coordenador (2011-2013). Também é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, no qual exerceu a função de vice-coordenador (2013-2017). Orienta projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Desde 2010, é líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (EnCiMa), certificado pelo CNPq junto à UFBA. Foi membro do Executive Committee of the International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications (2009-2013). Atuou como coordenador do GT de Modelagem Matemática (2006-2009) e Diretor da Regional Bahia (2004-2007) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), sendo que, desde 2018, coordena o GT de Professores que Ensinam Matemática dessa entidade. Atualmente, é editor associado do periódico Boletim de Educação Matemática (Bolema). É sócio das seguintes sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Possui experiência na área de Educação Matemática, tendo desenvolvido projetos de pesquisa na área de modelagem matemática, materiais curriculares para professores e formação de professores de matemática, cujos resultados estão socializados em mais de cem trabalhos completos publicados na forma de artigos de periódicos, capítulos de livros e artigos em anais.

Publicado
27-11-2019
Seção
Artigos