Instrumentalizando a prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no Ensino de Matemática

  • Otto Henrique Martins da Silva
  • Patrícia Torres
  • Sara Dias-Trindade

Resumo

Esse trabalho faz a análise da instrumentalização da prática pedagógica mediada com tecnologias digitais no ensino de matemática, na Educação Básica, a partir de uma experiência docente. Para isso, a sustentação teórico-metodológica da análise é fundamentada, principalmente, no conceito de mediação pedagógica proposto por Masseto (2000) e na formulação teórica sobre o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo desenvolvida por Mishra e Koehler (2006). Neste trabalho foi feita a análise da instrumentalização da prática pedagógica ao considerar alguns recursos tecnológicos como softwares, simuladores, aplicativos específicos das disciplinas e livros textos eletrônicos; e fez a caracterização da mediação pedagógica por meio da análise das atitudes do professor, ao incorporar as tecnologias digitais em sua prática docente. A partir desses resultados, foram caracterizados o conhecimento tecnológico do conteúdo e o conhecimento pedagógico da tecnologia, e também, constatados que esses conhecimentos e a mediação pedagógica com o uso de tecnologias, serem indispensáveis para a incorporação das tecnologias digitais na prática docente.

Publicado
13-10-2024
Seção
Educação Matemática e Científica na Cibercultura