Reflexões sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura
Resumo
O ensino de ciências no Brasil, ao longo dos anos vem passando por severas transformações, seja ela histórica, política, cultural e social, fazendo com que seja cada vez mais uma ciência viva, tornando-a um desafio constante junto a tríade estudante, professor e conhecimento, principalmente a partir da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como recurso digital cognitivo. Desta forma, objetiva-se possibilitar uma reflexão sobre o ensino de ciências frente os desafios da cibercultura; traçar um panorama histórico sobre o ensino de ciências até os dias atuais; e proporcionar uma discussão sobre as possíveis abordagens teórico-metodológicas no ensino de ciências com o uso das TDIC. Para isto, optou-se pela pesquisa bibliográfica, fazendo uso do aporte teórico de autores como Lévy (2000), Krasilchik (1983, 2000), e Cunha (2017), entre outros. Assim, a cibercultura no ensino de ciências possibilitou a diminuição do distanciamento entre estudante, professor e a construção de conhecimentos.