Como a Emergência de Conceitos identifica a Reorganização do Pensamento no estudo das Funções Logarítmicas?

  • Karine Socorro Pugas da Silva Instituto Federal da Bahia
  • Marcus Túlio de Freitas Pinheiro Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Palavras-chave: Emergência de Conceitos. Funções Logarítmicas. Sequência Didática. GeoGebra. Teoria das Situações Didáticas.

Resumo

O artigo produzido foi desenvolvido numa turma de primeiro semestre de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), cujo objetivo consistiu em verificar se a metodologia de Emergência de Conceitos pode identificar a reorganização do pensamento no estudo das funções logarítmicas. A pesquisa foi qualitativa, mas a metodologia pôde ser modelada ao longo do processo. O aporte teórico utilizado para balizar este estudo encontra-se na Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau, e no uso da Tecnologia na Educação Matemática. A análise dos dados obtidos aconteceu a partir da escolha de dois softwares livres, o Tropes (para análise semântica) e o Gephi, para análise de Redes; ambos compõem a metodologia de Emergência de Conceitos. O feedback positivo dessa pesquisa foi produzido durante toda a aplicação da sequência didática, análise e devolutiva dos alunos ao final do trabalho.

Biografia do Autor

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Educação e Tecnologia da informação pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Ciência da Educação na Linha Currículo e Informação na Faculdade de Educação na da Universidade Federal da Bahia. Professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia - DCET I - Cursos de Graduação em Física , Coordenador de Pesquisa e Pós Graduação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância UNEAD - UNEB. Professor Credenciado no Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Tecnologias aplicadas à Educação - GESTEC - UNEB, Coordenador da Área II - Processos Tecnológicos e Redes Socias - GESTEC. Parecerista do International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM), associado na Associação Nacional de Pesquisadores em Educação - ANPED. Experiência na área de Educação, Tecnologia e Gestão do Conhecimento onde trabalha com os seguintes temas: tecnologia inteligentes, difusão do conhecimento, educação e tecnologia, educação a distancia, autonomia tecnológica, Sistemas Adaptativos Complexos, Modelagens Sociais.

Publicado
27-11-2019
Seção
Artigos