ESTUDANTES DE LICENCIATURA NO BRASIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O “SER PROFESSOR NO FUTURO”
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre políticas de formação docente para a Educação Básica e as Representações Sociais (RS) de estudantes de licenciatura sobre o futuro de “ser professor”, com o pressuposto de que o atual contexto político, social, econômico e ideológico passa por tensões. Fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais e na Teoria do Núcleo Central, assim como nas políticas educacionais, para apreender como estão estruturadas as RS sobre o futuro profissional desses estudantes de licenciatura. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que faz opção pela hermenêutica e apresenta uma análise prototípica, com uso do software Evoc (2005) e interpretação da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), utilizando-se também do software Iramuteq (2009), para que sejam estudadas as representações desses estudantes. Os resultados indicam que os estudantes ancoram suas representações nas constantes políticas que definem sua formação e o futuro de seu complexo trabalho.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.