O quarto número de Formação em Movimento, a revista da ANFOPE, traz o dossiê Pesquisas sobre formação de professores: diferentes olhares, múltiplas perspectivas, com artigos de professores e pesquisadores que integram grupos de pesquisa que tem como objeto a formação de professores no país, tendo como organizadores os professores Maria de Fátima Barbosa Abdalla e Julio Emílio Diniz-Pereira. Este número traz, ainda, texto com análise do Parecer 22/2019 do Conselho Nacional de Educação, um modelo anacrônico para os cursos de licenciatura no país, em conformidade com o momento retroativo nas políticas educacionais que o país atravessa hoje.
O espaço dos fóruns e movimentos sociais também se faz presente nesse número, na sessão Entidades, com o texto “Forpibid-rp e a politização como enfrentamento ao ensino remoto” que discute os desafios postos à docência com os novos contextos em ambientes virtuais, marcados por precariedades e exclusões, relacionando-o a realidade dos programas Residência Pedagógica e Pibid. Na sessão Documento, publicamos o Manifesto do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) denominado Manifesto dos educadores e educadoras, estudantes, brasileiros e brasileiras: Em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais e da educação, assinado por mais de 50 entidades nacionais, fóruns estaduais entre outras entidades.
Finalizando esta edição, a sessão Homenagem é dedicada à memória do Professor Jorge Najjar, anfopiano e integrante da atual gestão, com depoimentos de colegas e alunos, com as notas de pesar de inúmeras entidades e foruns.