O quarto número de Formação em Movimento, a revista da ANFOPE, traz o dossiê Pesquisas sobre formação de professores: diferentes olhares, múltiplas perspectivas, com artigos de professores e pesquisadores que integram grupos de pesquisa que tem como objeto a formação de professores no país, tendo como organizadores os professores Maria de Fátima Barbosa Abdalla e  Julio Emílio Diniz-Pereira. Este número  traz, ainda, texto com análise do Parecer 22/2019 do Conselho Nacional de Educação, um modelo anacrônico para os cursos de licenciatura no país, em conformidade com o momento retroativo nas políticas educacionais que o país atravessa hoje. 

O espaço dos fóruns e movimentos sociais também se faz presente nesse número, na sessão Entidades, com o texto “Forpibid-rp e a politização como enfrentamento ao ensino remoto” que discute os desafios postos à docência com os novos contextos em ambientes virtuais, marcados por precariedades e exclusões, relacionando-o a realidade dos programas Residência Pedagógica e Pibid. Na sessão Documento, publicamos o Manifesto do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) denominado Manifesto dos educadores e educadoras, estudantes, brasileiros e brasileiras: Em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais e da educação, assinado por mais de 50 entidades nacionais, fóruns estaduais entre outras entidades. 

Finalizando esta edição, a sessão Homenagem é dedicada à memória do Professor Jorge Najjar, anfopiano e integrante da atual gestão,  com depoimentos de colegas e alunos, com as notas de pesar de inúmeras entidades e foruns. 

Publicado: 20-09-2020

Editorial

  • Lucília Augusta Lino, Maria da Conceição Calmon Arruda, Ana Maria Marques Santos, Lia Maria Teixeira de Oliveira
    327-334

Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA

Entidades de Formação

Homenagem