PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MATO GROSSO DO SUL: O QUE SINALIZA A PRODUÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO?

  • Andréia Nunes Militão
Palavras-chave: Mapeamento de Produção, Formação de Professores, Formação Inicial, Formação Continuada

Resumo

O trabalho em tela elege como objeto a formação de professores e como universo da pesquisa aqui empreendida os programas de pós-graduação em educação situados no estado de Mato Grosso do Sul (MS). Almeja-se, portanto, verificar o que tem sido produzido no campo da formação de professores nessa localidade. Para a busca dos trabalhos, foram definidos três descritores: formação de professores, formação inicial e formação continuada e termos assemelhados a estes unitermos. O trabalho se caracteriza como uma meta pesquisa com uso de pesquisa documental e mapeamento da produção. O mapeamento considerou os dados disponibilizados nos repositórios dos seis programas investigados, na página eletrônica da universidade a que está vinculado e, por fim, os dados disponibilizados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a identificação e análise da produção considerou-se: títulos, resumos, palavras-chaves, instituições, ano de defesa e orientador e temática central. O mapeamento empreendido permite localizar no MS um processo de crescimento dos estudos sobre formação de professores interligado com a recente expansão do número de programas de pós-graduação em educação. No espectro de 74 trabalhos, identificou-se como características: a variedade temática, o tratamento da formação de professores de forma transversal, configurando uma espécie de formação focalizada, pois a centralidade está na formação docente para atuar em determinados contextos.

Publicado
20-09-2020
Seção
Dossiê FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA FREIREANA