UM MODELO ANACRÔNICO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PARECER CNE/CP Nº 22/2019

  • Camila Lima Coimbra
Palavras-chave: Educação Básica, Formação de professores, Diretrizes curriculares

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer ao debate, a formação de professores/as para a Educação Básica, a partir de uma análise crítica do Parecer CNE/CP nº 22/2019. São interpretações dialéticas de unidades temáticas que podem materializar o delineamento do perfil de professores/as para o Brasil, desdobrados posteriormente, na aprovação da Resolução CNE/CP nº 02/2019. Quais perspectivas são apresentadas por esse marco legal, para a formação de professores/as no Brasil? Esta é a problematização deste artigo. Para isso, analisa-se o Parecer que tem os referenciais que deveriam sustentar as proposições da Resolução. Nesse sentido, compreende-se como fundamental esta análise pormenorizada, levantando os pontos que justificam a denominação deste, como um modelo anacrônico para a formação de professores/as da Educação Básica.

Publicado
21-09-2020