UM MODELO ANACRÔNICO PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PARECER CNE/CP Nº 22/2019
Resumo
Este artigo tem como objetivo trazer ao debate, a formação de professores/as para a Educação Básica, a partir de uma análise crítica do Parecer CNE/CP nº 22/2019. São interpretações dialéticas de unidades temáticas que podem materializar o delineamento do perfil de professores/as para o Brasil, desdobrados posteriormente, na aprovação da Resolução CNE/CP nº 02/2019. Quais perspectivas são apresentadas por esse marco legal, para a formação de professores/as no Brasil? Esta é a problematização deste artigo. Para isso, analisa-se o Parecer que tem os referenciais que deveriam sustentar as proposições da Resolução. Nesse sentido, compreende-se como fundamental esta análise pormenorizada, levantando os pontos que justificam a denominação deste, como um modelo anacrônico para a formação de professores/as da Educação Básica.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.