POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL

ENTRE INTERDIÇÕES E DISPUTAS, O QUE RESISTE?

  • Elda Alvarenga
  • Erineusa Maria da Silva
  • Miriam Morelli Lima Mello 21999207661
Palavras-chave: Palavras-chaves: Políticas públicas; formação docente; gênero e diversidade sexual.

Resumo

Este ensaio visa discutir as políticas públicas de formação de professores/as em gênero e diversidade sexual, entendendo-as como um campo de disputa que, nos últimos anos, tem se inclinado a perdas e retrocessos significativos. No entanto, nota-se, simultaneamente a esse contexto, a resistência de diversos agentes em defesa de um projeto de formação docente que considere a complexidade humana nos processos formativos, incluindo o gênero e a diversidade sexual como conteúdos necessários à formação integral do ser humano. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-documental. Conclui que, atualmente, as políticas de formação de professores/as no Brasil se alinham às necessidades do capital de formar professores/as para um projeto de educação que radicaliza a concepção de educação como aprendizagem de conteúdos escolares que, dentre outras temáticas dos direitos humanos, não incorporam as relações de gênero e a diversidade sexual como princípios de equidade. 

Publicado
12-01-2022
Seção
Dossiê Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)