Ao finalizar o ano de 2021, Formação em Movimento, a revista da ANFOPE, traz em sua sétima edição, um número extra, a temática da formação docente paracom a(s) diferença(s) e diversidade(s). Este tema está intimamente vinculado à luta em defesa de uma formação de professores para a educação básica que contemple as demandas formativas de crianças, jovens e adultos e suas condições concretas de vida e de aprendizagem, plurais e diversas, em escolas com realidades desiguais, diferenciadas e diversificadas. A ANFOPE, em décadas de lutas pela formação e valorização dos profissionais da educação, sempre compreendeu como central uma formação docente atenta e comprometida com a superação das desigualdades e o respeito às diferenças, com a transformação coletiva da realidade social, e, nesse cenário, a diversidade de público deve ser sempre considerada, assim como a multidiversidade cultural.
Formação em Movimento n.7, traz o dossiê temático “Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)”, com 7 artigos, e mais ensaios e relatos de experiências sob o tema. Este exemplar tem ainda resenha de Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, documentos da Anfope, Notas do FNPE e do Forumdir. Finalizando a edição, apresentamos a Homenagem à professora Felisberta Trindade.
Boa leitura!
Cadastre-se como leitor, avaliador e autor!
Edição completa
- 1.Editorial.pdf
- 2. Apresentação do Dossiê.pdf
- 2.1. Políticas públicas de forma
- 2.2. Experiências, narrativas e
- 2.3. Trabalho, formação docente
- 2.4. Que corpo é esse?.pdf
- 2.5. Formação docente em narrati
- 2.6. Relações étnico-raciais nas
- 2.7. Discussões sobre inclusão.p
- 3.1. Interseccionalidade e inclu
- 4.1. Práticas educativas para eq
- 4.2. Formação docente e contação
- 5. Inquietações.pdf
- 6. Resenha pedagogia da Autonomi
- 7.1. Manifestação da ANFOPE sobr
- 7.2. Carta da ANFOPE na Anped
- 8.1. Nota Pública do FNPE.pdf
- 8.2. Nota do FORUMDIR em apoio a
- 9. Homenagem Felisberta Trindade