INTERSECCIONALIDAD, DESDENES ONTOLÓGICAS E INCLUSIÓN PARA OTROS MUNDOS

TENSIONES NEO-MATERIALISTAS

  • Aldo Ocampo González Centro de Estudios Latinoamericanos de Educación Inclusiva (CELEI)
Palavras-chave: Epistemologia da educação inclusiva, Ontologias neo-materialistas, Interseccionalidade

Resumo

a epistemologia da educação inclusiva consolida um quadro de análise para desafiar e interromper os modos canônicos de produção do conhecimento herdados do logocentrismo, compartilha com o feminismo a necessidade de criar conceitos que contribuam para a leitura crítica do presente, tarefa que a partir de nenhuma posição é estranho à política; é algo que invade o logos. Constrói uma epistemologia de caráter neo-materialista, desvelando uma complexa formação pós-disciplinar cuja morfologia é montada a partir de uma série de convergências heurísticas de natureza diversa. O objetivo deste trabalho é explorar as relações entre a interseccionalidade, o desprezo ontológico e a epistemologia da inclusão, a fim de construir uma visão da diferença que supere sua prática opressora e negativa. A política ontológica de educação inclusiva consiste em produzir um sistema de reapropriação das forças de singularização e de seu devir, sem atender à complexidade sígnica de cada ser. A metodologia utilizada neste trabalho foi a revisão documental crítica. Conclui-se que a contribuição para o travesti do adjetivo e sua força com o especial se deve à impossibilidade de abordagem do próprio termo. Considerar ‘educação inclusiva’ como ‘educação especial’ é condená-la ao mesmo fracasso. Da mesma forma, uma análise interseccional aplicada às transformações heurísticas da educação inclusiva dá voz à multiplicidade de perspectivas e necessidades de diversas comunidades que são abrigadas sob as denominações do termo que muitas vezes permanecem invisíveis pelas práticas investigativas e sociais. É preciso oferecer armas para destruir as múltiplas estruturas de opressão e dominação montadas em uma grande estrutura funcional e, com isso, evitar a universalidade de cada um desses eixos de diferenciação e desigualdade.

Publicado
12-01-2022