CONSTRUINDO PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA EQUIDADE DE GÊNERO E SUAS INTERSECÇÕES

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES

Palavras-chave: Gênero, Formação de professoras/es, Educação para equidade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a formação continuada de professoras/es, desenvolvida ao longo de dois anos – 2018 a 2019 – com coordenadoras/es pedagógicos/as que atuavam na rede de ensino com turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria Municipal de Educação do Município de Castanhal. Trata-se de projeto de extensão universitária aprovado nos editais UFPA/PROEX/PIBEX 2018 e 2019. Pesquisas no campo de gênero (SALES, 2016; PAZ, 2014; GRÖSZ, 2008) indicam que um dos obstáculos à efetivação do trabalho com gênero nas escolas deve-se a ausência de debates com a temática nos currículos de formação inicial e continuada. Como metodologia, o referido trabalho utilizou o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental nos relatórios apresentados a UFPA/PROEX/PIBEX e a observação participante nas atividades de formação. Como resultados, apresentaremos as atividades que produzidas como culminância do processo de formação continuada.

Biografia do Autor

Lilian Silva Sales, Universidade Federal do Pará

Professora adjunta III da Universidade Federal do Pará. Vinculada a Faculdade de Educação Física o campus universitário de Castanhal. Licenciada em Educação Física e Pedagogia. Mestre em Antropologia Social e Doutora em Ciências Sociais. Coordena projetos de extensão no campo dos estudos de gênero e feminismos.

Franciane Mendonça de Souza

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2021). Foi bolsista em diversos projetos de extensão: Círculo de Leituras Feministas; JARDIM DO NEAB:  Canteiro Afro-brasileiro no Campus Universitário de Castanhal (PIBEX/PROEXT/UFPA); Construindo Práticas Educativas Para a Equidade de Gênero e suas intersecções: formação continuada de professoras/es. 

Publicado
14-01-2022