RESILIÊNCIA, COPING RELIGIOSO E HIV/AIDS:

UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

  • Hérica Landi Brito Centro Universitário Alves de Faria – UNIALFA
  • Eliane Maria Fleury Seidl Universidade de Brasília (UnB)
Palavras-chave: HIV/ AIDS, Resiliência, Coping religioso, Religiosidade

Resumo

O artigo se refere a uma revisão narrativa da literatura sobre resiliência e coping religioso em pessoas vivendo com HIV (PVHIV). A infecção por HIV/aids traz implicações médicas, psicológicas e sociais que impõem esforços adaptativos às pessoas soropositivas. Apesar disso, estudos demonstram que muitas delas preservam sua qualidade de vida e bem-estar psicológico. Autores têm apontado a resiliência como um dos fatores que permite às pessoas vivendo com HIV persistirem ou se adaptarem à condição de soropositividade. No contexto do processo saúde-doença, esta se refere à capacidade de uma pessoa lidar com os estressores decorrentes da enfermidade, readaptando-se de forma positiva, o que contribui para o aprendizado e o crescimento pessoal mesmo diante das adversidades e limitações que podem surgir e oferecer riscos à saúde. Um aspecto que pode contribuir para a promoção da resiliência é a religiosidade. O processo pelo qual pessoas, por meio da religião, tentam lidar com exigências pessoais ou situacionais em suas vidas é denominado coping religioso. Estudos indicam que PVHIV utilizam sua dimensão religiosa e/ou espiritual para lidar com a condição de soropositividade, com possibilidade de influências diversas sobre a resiliência e a qualidade de vida.

Biografia do Autor

Hérica Landi Brito, Centro Universitário Alves de Faria – UNIALFA

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB). Coordenadora do curso de graduação em Psicologia e Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA).

Eliane Maria Fleury Seidl, Universidade de Brasília (UnB)

Psicóloga, Doutora em Psicologia. Professora Titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Docente dos Programas de Pós-graduação stricto sensu Psicologia Clínica e Cultura e Bioética. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 1C).

Publicado
29-04-2022