SOBRE A REVISTA
Sobre
A revista eletrônica Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ (ISSN 1983 – 5507) é uma publicação em fluxo contínuo do Programa De Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É um periódico eletrônico que tem por objetivo divulgar artigos científicos inéditos e originais de caráter teórico e/ou empírico referentes às diversas perspectivas teóricas e áreas de atuação profissional em Psicologia, com a possibilidade de diálogo com áreas afins, além da publicação de cadernos temáticos anuais relacionados aos eventos realizados pelo Departamento de Psicologia (DEPSI) da UFRRJ: Seminário Interfaces de Psicologia da UFRuralRJ, Encontro Kairós da UFRuralRJ, Fórum Consciência negra da UFRuralRJ, Fórum de Orientação Educacional e Psicologia Complexa da UFRuralRJ. Cabe destacar que outros cadernos temáticos podem ser publicados por demanda do Conselho Editorial da Revista ou avaliação de demanda externa. A Revista Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ busca publicar trabalhos de pesquisadores e profissionais da Psicologia e áreas afins que desejarem um veículo para divulgar suas pesquisas, relatos de experiência, ensaios e resenhas, desde que estas apresentem devido rigor científico. Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e as opiniões neles contidos não expressa, necessariamente, a posição do Conselho Editorial do Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde for identificado, será licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
POLÍTICAS
Foco e Escopo
A revista Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ visa publicar e divulgar a produção do conhecimento da área de Psicologia, em conexão interdisciplinar com as áreas da saúde, ciências humanas, sociais e tecnológicas, prezando pela excelência e o respeito aos princípios éticos, propiciando aos profissionais e graduandos destas áreas, um espaço de acesso livre e gratuito para a socialização do conhecimento e de seus saberes específicos. Serão aceitas produções em português, espanhol e inglês.
A revista adota a publicação contínua de artigos, isto é, não há necessidade de esperar a composição completa dos fascículos. Essa modalidade tem o objetivo principal de acelerar o processo das comunicações científicas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leitura e citação na comunidade científica. Os custos do processo de editoração são assumidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Estabelecemos as seguintes normas editoriais para o recebimento de textos – ano 2021:
- São aceitas contribuições originais que tenham como objetivo contribuir para o avanço científico e tecnológico.
- Somente serão encaminhados para 'avaliação por pares', textos originais e inéditos, concisos e consistentes no estilo, e que versem preferencialmente sobre Psicologia, abrindo para diálogos e estudos interdisciplinares, em especial das Ciências Humanas, Sociais e Tecnológicas.
- Os textos submetidos serão classificados e posteriormente publicados em seções específicas dentro das áreas de concentração da Revista.
- É obrigatório, pelo menos um dos autores ser mestre (recomenda-se ter pelo menos um doutor)
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos submetidos pelos autores serão avaliados preliminarmente pelos editores que determinarão a relevância da sua publicação e se a submissão cumpre todos os requisitos formais especificados nas instruções para autores.
Os originais serão depois submetidos à avaliação (sem qualquer identificação de autoria) sendo encaminhados a dois especialistas para análise (Double blind). Com base no parecer dos avaliadores os editores emitirão um dos seguintes conceitos: aprovado para publicação; aprovado com correções; rejeitado para publicação. Em caso de discrepância entre os dois resultados, o texto será enviado um terceiro avaliador, cuja decisão irá definir sua publicação.
Os autores serão notificados, por e-mail, da aceitação (ou recusa) de suas submissões. Os editores não assumem a responsabilidade por opiniões/conceitos emitidos em artigos assinados e matéria transcrita.
Os textos aprovados poderão ser modificados em função de correções gramaticais e ortográficas, preservando-se o estilo do(s) autor(es).
Periodicidade
Fluxo Contínuo
Seções
Seção |
Submissões abertas |
Indexadas |
Avaliada por pares |
Apresentação |
X |
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Editorial |
X |
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Artigo Original Trabalhos resultantes de uma investigação empírica com dados originais, preferencialmente apresentados de acordo com a seguinte estrutura: Introdução (problema, objetivos, revisão teórica), Método, Resultados, Análise e discussão, Conclusão/Considerações finais, Referências |
X |
X |
X |
Artigo de revisão/ensaio São trabalhos que têm por objeto resumir, analisar, avaliar ou sintetizar trabalhos teóricos e/ou de investigação já publicados. |
X |
X |
X |
Relato de experiência São trabalhos resultantes de experiência profissional ou estágio profissional apresentando dados e reflexões que contribuam com a formação do psicólogo e profissionais de áreas afins. |
X |
X |
X |
Resenha Esta seção destinada a análises críticas de obras que tenham relação direta com o escopo da Revista |
X |
X |
X |
Seminário Interfaces de Psicologia da UFRuralRJ |
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X |
X |
Encontro Kairós da UFRuralRJ |
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X |
X |
Fórum Consciência Negra da UFRuralRJ |
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X |
X |
Fórum de Orientação Educacional e Psicologia Complexa da UFRuralRJ |
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X |
X |
Cadernos temáticos |
X |
X |
X |
Proposta de Caderno Temático (Dossiê)
A proposição do Caderno Temático (Dossiê) é feita diretamente ao editor-chefe com envio da proposta, resumos e autores, contemplando os seguintes pontos:
- A proposta inicial deve conter título, ementa, autores e resumos dos textos propostos.
- O Caderno Temático (Dossiê) é constituído por apresentação de 8 a 20 artigos ou ensaios, sendo pelo menos dois de autores estrangeiros.
- A proposta de dossiê deve garantir diversidade institucional, regional e internacional e seguir as orientações de formatação de texto dispostas nas Diretrizes para autores. Resenhas e entrevistas não entram na contabilidade final de artigos e ensaios nos dossiês.
Serão recusados artigos que:
- Configurarem como simples revisão bibliográfica (apenas para dossiês, a revista segue publicando artigos de revisão em fluxo contínuo);
- Revisões já consagradas e reconhecidas pelo campo, recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação;
- Forem excessivamente descritivos e pouco analíticos;
- Não apresentarem contribuição significativa para a área de Psicologia;
- Encontrarem-se fora do formato de artigos científicos publicados em periódicos de Ciências Humanas e Sociais;
- Não seguirem as normas técnicas da Revista Boletim Interfaces de Psicologia da UFRuralRJ (formatação, citações e referências).
Orientação para os autores de manuscritos dos dossiês:
- Proceda a atualização bibliográfica dos textos, substituindo edições mais antigas por mais recentes quando for o caso, e, de toda forma, procure atualizar os artigos citados e mencionados com a produção mais recente de seu campo e publicada nos últimos cinco anos, preferencialmente;
- Revise e corrija os resumos e palavras-chave em língua portuguesa e em língua estrangeira, pelo menos uma das palavras-chave deve ser extraída de thesaurus da APA (Theasaurus of Psychological Index Terms) e/ou Biblioteca Virtual de Saúde (BVS);
- De preferência, entre as referências inclua, pelo menos, um texto publicado pela Revista Boletim Interfaces de Psicologia da UFRuralRJ;
- Pelo menos um dos autores de cada artigo precisa ser percebido pelo índice H do Google Acadêmico, preferencialmente com raiz acima de 6;
- Pelo menos um dos autores de cada artigo precisa ser mestre, o ideal seria o título de doutor;
- Quando for o caso, todos os textos precisam ser identificados com o título do Caderno Temático (Dossiê) no ato da submissão do manuscrito.
Template
Os autores devem, obrigatoriamente, adequar seus manuscritos ao template antes da submissão. Manuscritos em desacordo com o template serão devolvidos para correção no desk review (antes da avaliação por pares). Por favor, leia atentamente o documento.
Atenção: Os artigos deverão ser redigidos em Times New Roman 12, espaço simples (com exceção de tabelas ou figuras) e não devem exceder a 6.000 palavras (Com exceção das resenhas que não deve exceder de 2.500 palavras), incluindo os títulos, resumos (até 250 palavras) e palavras-chave (de 3 até cinco) nos três idiomas, referências (utilize Ferramentas; contar palavras). Margem de página de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda); margem de parágrafo de 1,25 cm (exceções: resumos, citações longas, títulos e cabeçalhos, títulos e notas de tabelas/figuras) com alinhamento justificado.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
O Boletim Interfaces da Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ISSN 1983 – 5507, nasceu em associação ao evento anual de mesmo nome, aberto e gratuito promovido pelo Departamento de Psicologia da universidade, ambos sob a coordenação do Prof Dr Nilton Sousa da Silva. Sua primeira publicação foi em 2008, referente ao I Seminário em 2007 com a chancela da EDUR, editora da UFRRJ. A partir de 2009, há duas inovações, o Seminário Kairós é aderido à proposta editorial como o segundo caderno temático anual permanente, e a Profa Dra Valéria Marques de Oliveira integrou-se ao projeto.
Com a abertura do Programa de Pós-Graduação stricto Sensu em Psicologia da universidade em 2012, houve uma transferência de responsabilidade para este curso. Os dois referidos professores eram, e continuam, membros permanentes deste colegiado.
Por questões processuais internas que envolveram questões técnicas, embora o Seminário tenha ocorrido de modo ininterrupto com produções científicas decorrentes, a publicação do Boletim Interfaces de Psicologia foi interrompida em 2012. As produções decorrentes do Seminário foram arquivadas (em vídeo e em artigos) para a retomada futura do fluxo da revista.
Agora, o Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ retorna revigorado e com ampliação em sua política de publicação, assumindo seu compromisso de garantir a qualidade da divulgação. Além de retomar a publicação de cadernos temáticos anuais associados aos eventos “Interfaces de Psicologia” e “Kairós” preenchendo a lacuna deixada no passado, um passo é dado com a assunção da publicação de mais números anuais, com chamada aberta para recebimento de artigos relacionados ao escopo da revista, e a possibilidade de publicação de cadernos temáticos em Psicologia e áreas afins no sistema open access.
Histórico dos Interfaces de Psicologia e Kairós associados ao Boletim até 2011
Ano |
Seminário |
Tema |
Discriminação |
2007 |
I Interfaces |
Interdisciplinaridade e Conhecimento Psicológico |
Vol.1, Nº 1 – Jun/08 |
2008 |
II Interfaces |
Violência: Aspectos Psicossociais |
Vol. 1, Nº 2 – Dez/08 |
2009.1 |
I Kairós |
Ciências Naturais Versus Ciências Sociais Encontros & Desencontros |
Vol.2, Nº 1 – Jun/09 |
2009.2 |
III Interfaces |
Formação Profissional & Compromisso Social da Psicologia |
Vol. 2, Nº 2 – Dez/09 |
2010.1 |
II Kairós |
A questão do corpo |
Vol.3, Nº 1 – Jan-Jun/10 |
2010.2 |
IV |
Educação, Saúde e Sociedade: Imbricações Histórico-políticas |
Vol.3, Nº 2 – Jul-Dez/10 |
2011 |
III Kairós |
Perspectiva da Psicologia Junguiana no século XXI |
Vol.4, Nº 1 – Jan-Jun/11 |
2011 |
V |
Práticas Psicossocias & Psicologia: ensino, pesquisa & extensão |
Vol.4, Nº 2 – Jul-Dez/11 |
Histórico da Comissão Editorial
Ano |
Histórico da comissão editorial |
2007/2008 |
Prof Ms. Flávio Pietrobon Costa – UESC Prof Dr Luiz Celso Pinho – UFRuralRJ Prof Dr Paulo G. Domenech Oneto – UGF Prof Dr Roberto Novaes de Sá – UFF |
2008 |
Prof Ms. Flávio Pietrobon Costa – UESC Prof Dr Gustavo Corrêa Matta – EPSJV / FIOCRUZ Luiz Celso Pinho – UFRuralRJ Prof Dr Paulo G. Domenech Oneto – UGF Prof Dr Roberto Novaes de Sá – UFFJ |
2009.1 |
Profª Drª Elena Moraes Garcia – UERJ Prof Ms. Flávio Pietrobon Costa – UESC Prof Dr Gustavo Corrêa Matta Prof Dr Luiz Celso Pinho – UFRuralRJ Prof Dr Paulo G. Domenech Oneto – UGF Prof Dr Roberto Novaes de Sá – UFFJ |
2009.2 |
Profª Drª Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario – UNR/AR Profª Drª Elena Moraes Garcia Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ Prof. Dr. Flávio Pietrobon Costa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Prof. Dr. Gustavo Arja Castañon Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Prof. Dr. Gustavo Corrêa Matta Esc.ola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ Prof. Dr. José Kalunsiewo Nkosi Universidade Agostinho Neto – UAN, Angola Prof. Dr. Luiz Celso Pinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Prof. Dr. Paulo Guilherme Domenech Oneto Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá Universidade Federal Fluminense – UFF Prof. Dr. Vitor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, Portugal Prof. Dr. Walter Melo Junior Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ |
2010.1 |
Profª Drª Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario – UNR, Argentina Profª Drª Elena Moraes Garcia Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ Prof. Dr. Flávio Pietrobon Costa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Prof. Dr. Gustavo Arja Castañon Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Prof. Dr. Gustavo Corrêa Matta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ Prof. Dr. José Kalunsiewo Nkosi Universidade Agostinho Neto – UAN, Angola Prof. Dr. Luiz Celso Pinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Prof. Dr. Paulo Guilherme Domenech Oneto Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá Universidade Federal Fluminense – UFF Prof. Dr. Vitor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, Portugal Prof. Dr. Walter Melo Junior Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ |
2011.1 |
Profª Drª Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario – UNR, Argentina Profª Drª Elena Moraes Garcia Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ Prof. Dr. Flávio Pietrobon Costa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Prof. Dr. Gustavo Arja Castañon Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Prof. Dr. Gustavo Corrêa Matta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ Prof. Dr. José Kalunsiewo Nkosi Universidade Agostinho Neto – UAN, Angola Prof. Dr. Luiz Celso Pinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Prof. Dr. Paulo Guilherme Domenech Oneto Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá Universidade Federal Fluminense – UFF Prof. Dr. Vitor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, Portugal Prof. Dr. Walter Melo Junior Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ |
2011.2 |
Profª Drª Cecilia Raquel Satriano Universidad Nacional de Rosario – UNR, Argentina Profª Drª Elena Moraes Garcia Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ Prof. Dr. Flávio Pietrobon Costa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC Prof. Dr. Gustavo Arja Castañon Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Prof. Dr. Gustavo Corrêa Matta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – FIOCRUZ Prof. Dr. José Kalunsiewo Nkosi Universidade Agostinho Neto – UAN, Angola Prof. Dr. Luiz Celso Pinho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Prof. Dr. Paulo Guilherme Domenech Oneto Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ Prof. Dr. Roberto Novaes de Sá Universidade Federal Fluminense – UFF Prof. Dr. Vitor José da Conceição Teixeira Amorim Rodrigues Instituto Superior de Psicologia Aplicada – ISPA, Portugal Prof. Dr. Walter Melo Junior Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ |