A formação do futuro professor de Matemática para a atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos

  • Fábio Alexandre Borges Universidade Estadual do Paraná
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná / Universidade Estadual do Paraná
Palavras-chave: Inclusão Educacional, Licenciaturas em Matemática, Pessoas com deficiência.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir como a inclusão educacional de alunos com deficiência está presente em Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática no estado do Paraná. A pesquisa se denomina do tipo documental, sendo que, para a coleta dos dados, recorre-se à leitura na íntegra dos PPC dos 20 cursos de Licenciatura em Matemática presenciais e públicos do estado do Paraná (de universidades estaduais e federais). Para a análise dos dados, foram utilizados elementos da Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que a inclusão educacional de alunos com deficiência aparece nos PPC por meio de: algumas práticas formativas curricularizadas – quando presentes, restritas às disciplinas pedagógicas –, que contemplam a futura atuação com estudantes com deficiência; uma abordagem da inclusão condicionada a iniciativas isoladas ou não curricularizadas; e uma abordagem não transversal da Inclusão Educacional. Conclui-se, dentre outros aspectos, que os cursos de formação inicial em Matemática precisam considerar a inclusão dos sujeitos com deficiência, para além dos aspectos teóricos, bem como tratar a temática inclusão de maneira transversal, promovendo uma cultura inclusiva.

Publicado
29-06-2020
Seção
Inclusão e Educação Matemática