Formação docente, diferença(s) e diversidade(s)
Resumo
As políticas educacionais no campo da formação inicial e continuada/permanente de professores/as, tanto na sua formulação quanto na sua implementação e execução, têm sido conduzidas por modelos homogeneizantes, produzindo, performaticamente, uma falsa democratização do conhecimento. Essa perspectiva tem distanciado da formação os conhecimentos produzidos nas/das/com as práticas cotidianas, dificultando a produção de redes de saberes e fazeres, reduzindo assim, o direito à/s diferença/s e/ou diversidade/s. Atualmente estamos vivendo o retorno dos processos de padronização e normalização das políticas de formação de professores/as, fortemente marcado, não só pelo cunho mercadológico e meritocrático, mas também por discursos conservadores, machistas, racistas, homofóbicos e misóginos. Em busca de movimentos outros, este dossiê apresenta argumentações produzidas por pesquisadores/as de diversas correntes teóricas e diferentes instituições, problematizando a formação inicial e continuada/permanente de professores/as na perspectiva da diferença e/ou da diversidade. Reúne debates, reflexões e proposições acerca da formação de professores/as em diferentes contextos, tais como nas/com as práticas cotidianas nas/com as escolas e na cultura, nas/com os processos formais nas/com as universidades e secretarias de educação, em conjunto com movimentos sociais e ONGs, entre outros espaços-tempos formativos. Busca destacar narrativas e experiências que rompam com discursos cristalizados e hegemônicos, que pensam a formação como formatação da docência e da vida, questionando a ideia de currículo único e formação única na contingência das políticas educacionais atuais. Aposta nos processos de formação continuada/permanente de professores/as como aprendizagens inventivas, movimentos inclusivos e de resistência à padronização da educação e aos mecanismos excludentes da pauta extremista e fundamentalista do neoliberalismo.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.