ESTAMOS "ENSAIANDO“ O SUFICIENTE?
As travestis, as transexuais e as questões LGBTQAI+ na EJA
Resumo
O presente trabalho objetiva discutir algumas questões acerca da minoria LGBTQIA+ no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com um foco maior na letra T da sigla (que se refere às pessoas transgênero, transsexuais e travestis). Partimos da questão da invisibilidade ou ausência desse público - alunas travestis - no contexto educacional do país? Onde estão essas travestis na EJA e como elas estão sendo tratadas? Como os cursos de formação de professores tratam essa questão, muitas vezes, subsumida nas discussões de gênero. Este texto ensaístico tem mais perguntas que respostas, e longe de tentar equacionar essa questão complexa, visa demonstrar que precisamos debater mais essa e outras questões nos cursos de pedagogia, partindo da constatação de que é necessário ensaiar mais para atender as necessidades dessas pessoas e compreendê-las como seres humanos e cidadãs na sala de aula.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.