FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE BNCC: UM OLHAR A PARTIR DO CAMPO DO CURRÍCULO
Resumo
A partir de pesquisa desenvolvida sobre política pública que tem como ação prioritária a formação de professores alfabetizadores em serviço, o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa/PNAIC (BRASIL, 2012), tenho discutido o imbricamento das proposições de políticas de formação de professores também como produção curricular. Defende-se outra perspectiva para analisar essa relação: formação e políticas curriculares como articulação em meio à luta por significação na produção de políticas públicas. Argumenta-se que o deslocamento de significantes como formação, currículo, qualidade se articulam na produção de um discurso que significa o investimento na formação de professores como instituintes de políticas curriculares. A investigação infere sobre a produtividade dessa articulação, que se constitui na ambivalência discursiva que torna o político possível. Esse estudo visa discutir os sentidos de currículo e formação que se pretende hegemonizar.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.