QUE CORPO É ESSE, ALGUÉM QUER SABER?
O DOCENTE HOMEM NA/COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Esse artigo tem como objetivo pensar sobre/com as concepções de gênero nos/com os cotidianos da Educação Infantil e em como essas articulações impactam no ingresso e/ou permanência de sujeitos intitulados como “homens” enquanto docentes desta etapa. Para pensar sobre essa perspectiva, utilizaremos recortes de pesquisas de Mestrado, oriundas de um mesmo grupo de pesquisa, que se dedicaram a perceber como a dinâmica dos sexos-gêneros pode gerar significações, negociações e resistências. Tais processos, que se realizam principalmente nos/com os corpos, expressam e criam relações com o mundo que se modificam permanentemente, produzindo diferença. Como pressuposto, nossa proposta de texto pensa o corpo e seus trânsitos escolares, entendendo a experiência infantil como algo que, embora seja forjada na contingência das normas estabelecidas, atravessa e transborda as fronteiras do instituído.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.