DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVA DECOLONIAL
CONSTRUINDO IDENTIDADES, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS NA LEC/UFRRJ
Resumo
O presente artigo visa contribuir para o debate sobre a Educação do Campo e suas possibilidades de formação, a partir de uma experiência junto à primeira turma do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Seropédica. Partindo do problema de apropriação da linguagem como um movimento decolonial, intentamos investigar como a memória-história pôde ser escrita por uma educação popular coletivizada entre os sujeitos partícipes do Curso, via Cadernos Reflexivos. Por meio desses instrumentos de composição formativa, o estudo demonstrou como as propostas efetivas disponibilizaram outra possibilidade de formação, via identidade e memória pregressas e formativas. Carece, no entanto, uma disponibilidade maior dos centros de formação, especialmente as universidades, para que as metodologias alternativas também possam ser integradas junto às atividades formais da LEC, estendendo-se, ainda, aos demais cursos da educação superior.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.