POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
ENTRE INTERDIÇÕES E DISPUTAS, O QUE RESISTE?
Resumo
Este ensaio visa discutir as políticas públicas de formação de professores/as em gênero e diversidade sexual, entendendo-as como um campo de disputa que, nos últimos anos, tem se inclinado a perdas e retrocessos significativos. No entanto, nota-se, simultaneamente a esse contexto, a resistência de diversos agentes em defesa de um projeto de formação docente que considere a complexidade humana nos processos formativos, incluindo o gênero e a diversidade sexual como conteúdos necessários à formação integral do ser humano. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-documental. Conclui que, atualmente, as políticas de formação de professores/as no Brasil se alinham às necessidades do capital de formar professores/as para um projeto de educação que radicaliza a concepção de educação como aprendizagem de conteúdos escolares que, dentre outras temáticas dos direitos humanos, não incorporam as relações de gênero e a diversidade sexual como princípios de equidade.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.