FORMAÇÃO DOCENTE E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
COMUNICAÇÃO E RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O artigo prima pela formação docente na perspectiva das tecnologias acontecidas em diferentes fontes de comunicação. Buscamos construir reflexões acerca das Contações de Histórias no ensino, rompendo com pensamentos formatados da docência. Defendemos que a formação é diversa e de contingências políticas educacionais não engessadas. A Contação de Histórias assume um traço de aprendizagem inventiva, criativa, democrática e inclusiva. Nesse escopo, a metodologia utilizada consistiu num estudo bibliográfico em que materiais impressos e digitais foram utilizados como fonte de estudo, pesquisa e reflexão. Entendemos a pesquisa como um ato coletivo social em que dialogamos a partir de experiências, relatos e pesquisas daqueles que divulgaram suas produções antes de nós. Fortalecemos a pesquisa no viés qualitativo e no paradigma da crítica social emancipatória em que a participação social pressupõe ação no contexto atual e serve para repensarmos modos de formação e ação em tempos atuais.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.