EXPERIÊNCIAS, NARRATIVAS E HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
HOMENS EDUCADORES NO TRABALHO COM CRIANÇAS
Resumo
O artigo apresenta registros de experiências orais de oito educadores homens numa escola infantil fluminense para refletir e construir conhecimentos do magistério com estigma da maternagem sem a presença masculina. A metodologia qualitativa, fundamentada em estudos biográficos de Nóvoa, Josso, Abrahão e Ferrarotti; privilegiam a profissionalização de educadores, suas histórias e práticas, em processos de autoformação; Matos, Sayão, Louro e Connell, com estudos de professores que: (a) exerceram seus talentos, saberes em escolas conservadoras que resistem aos apelos de renovação; (b) ajudaram a construir outra história para o magistério infantil e os estudos sobre gênero associados às infâncias. O texto repensa (a) na perpetuação das representações de divisão de trabalho na educação infantil, em defesa da presença masculina na educação das crianças e (b) no potencial das narrativas de educadores com novos olhares para o magistério infantil.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.