TRAZENDO AS DISCUSSÕES SOBRE INCLUSÃO PARA OS PROJETOS EXTRACURRICULARES DO CURSO DE LETRAS - LÍNGUA INGLESA
Resumo
Os currículos de licenciatura contam com poucas disciplinas que possibilitem uma reflexão voltada para a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial (GATTI; NUNES, 2009) e para o direito de todos à educação (BRASIL, 1988). A fim de diminuir esta lacuna, atividades extracurriculares foram elaboradas para o curso de Letras – Língua Inglesa, de forma a englobar a reflexão e formação dos licenciandos para práticas mais inclusivas. Deste modo, além de debatermos a necessidade de se criar um currículo crítico baseado nas práticas socioculturais, introduzindo a diversidade cultural e social aos conteúdos (LIBÂNEO, 2017), apresentamos dados dos cursos de Letras sobre a formação dos professores para lidarem com a heterogeneidade da sala de aula. Apontamos, a partir de um relato de experiência, ações de um projeto e dois programas, que possibilitam debates, leituras e palestras com foco no processo de inclusão de todos os alunos. Assim, concluímos que as dificuldades de lidar com estudantes com deficiência em sala de aula ainda persistem, e mais evidente em tempos de Covid-19, que expõe de modo incontestável o que antes ficava escondido atrás dos muros da escola: a grande desigualdade social percebida pela falta de acesso à tecnologia e suas funcionalidades.
Autorizo a revista FORMAÇÃO em MOVIMENTO a publicar o artigo que ora submeto, de minha autoria/responsabilidade, caso seja aceito para publicação online.
Declaro, ainda, que esta contribuição é original, que não está sendo submetida a outro periódico nacional ou internacional, em parte ou em sua totalidade, para publicação.
Declaro também que estou ciente que não farei juz a nenhuma remuneração financeira devido a publicação e citações em outros artigos, desde que citada a fonte.
Assino a presente declaração como expressão da verdade.